Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC assinala Dia Mundial da Diabetes com diversas actividades

4 de Novembro 2020

À semelhança de anos anteriores, o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Associação de Apoio ao Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo estão a promover várias actividades alusivas a esta efeméride, inseridas na comemoração que o CHUC desenvolveu como “Coimbra-Novembro mês da Diabetes”.

A temática para este ano de 2020, escolhida pela International Diabetes Federation (IDF) foi: “Diabetes: Enfermeiros fazem a diferença”.

Face ao período de pandemia, as actividades vão ser reduzidas. Assim, nos próximos dias 06 e 07 de Novembro terão lugar as “24.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra”, uma em formato virtual, organizadas pela Associação de Apoio ao Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, em colaboração com o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHUC.

Haverá ainda colocação de faixas e cartazes alusivos ao tema, nos vários polos do CHUC e em alguns ‘mupis’ da cidade, (colaboração da Câmara Municipal de Coimbra), distribuição de T-shirts com o símbolo da Diabetes a todos os jogadores da Associação Académica de Coimbra-OAF, que entrarão em campo (em jogo que irá decorrer durante este mês) envergando as referidas camisolas (numa colaboração da direcção da AAC-OAF e do Laboratório Novo Nordisk que ofereceu as camisolas).

Todas as actividades têm como mote principal sensibilizar os utentes e a comunidade em geral para um grave problema de saúde pública que afecta milhões de pessoas em todo mundo, onde Portugal se inclui, com um número que vai além de um milhão de pessoas.

O Dia Mundial da Diabetes é uma campanha de dimensão mundial, que serve fundamentalmente para alertar e consciencializar as populações sobre uma doença que é um flagelo à escala mundial.