Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC apoia criação de centro cardíaco em Timor-Leste

24 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: CHUC apoia criação de centro cardíaco em Timor-Leste

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno, de Timor-Leste, assinaram, hoje, um memorando de entendimento para a criação de um centro cardíaco naquele país.

Este memorando tem por objecto o estabelecimento de um protocolo genérico que sirva de suporte a acções de colaboração específicas em várias áreas do domínio da saúde, a estabelecer futuramente, entre as quais se destacam o levantamento, análise e caracterização de necessidades, designadamente de equipamento, infra-estruturas e demais recursos.

Está também prevista a formação e apoio em gestão organizacional, apoio à distância, nomeadamente recurso a telemedicina, assim como estágios de profissionais no CHUC, nomeadamente com recurso ao Centro de Simulação Biomédica.

O memorando foi assinado pelo presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno, (RAEOA), Mari Alkatiri, e o presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes.

No acto estiveram presentes a embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Maria da Paixão Jesus da Costa, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso.