O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno, de Timor-Leste, assinaram, hoje, um memorando de entendimento para a criação de um centro cardíaco naquele país.
Este memorando tem por objecto o estabelecimento de um protocolo genérico que sirva de suporte a acções de colaboração específicas em várias áreas do domínio da saúde, a estabelecer futuramente, entre as quais se destacam o levantamento, análise e caracterização de necessidades, designadamente de equipamento, infra-estruturas e demais recursos.
Está também prevista a formação e apoio em gestão organizacional, apoio à distância, nomeadamente recurso a telemedicina, assim como estágios de profissionais no CHUC, nomeadamente com recurso ao Centro de Simulação Biomédica.
O memorando foi assinado pelo presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno, (RAEOA), Mari Alkatiri, e o presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes.
No acto estiveram presentes a embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Maria da Paixão Jesus da Costa, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso.