Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Chanfana da Lousã serve-se à mesa de 24 restaurantes

20 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Chanfana da Lousã serve-se à mesa de 24 restaurantes

O sabor intenso e inconfundível da chanfana poderá ser apreciado, uma vez mais, no concelho da Lousã, entre a próxima sexta-feira (24) e 05 de Março, altura em que decorre o VI Festival Gastronómico da Chanfana.

O evento enquadra-se “na estratégia de promoção do território, do saber-fazer e do saber-servir dos estabelecimentos do concelho”, explicou Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, na apresentação do certame, esta segunda-feira (20).

O autarca adiantou, ainda, que a gastronomia local “é muito importante para continuar a captar turistas para o concelho”.

A edição deste ano do Festival Gastronómico vai contar com a participação de 24 restaurantes, mais três estabelecimentos do que no ano passado. Algo que comprova o sucesso da iniciativa e o retorno que traz para os agentes económicos da Lousã.

E se alguns restaurantes optam pelo tradicional prato de chanfana, em caçoila de barro, com batata cozida e grelos, outros há que gostam de arriscar e criam combinações que, à partida, poderão parecer impossíveis. Durante estas duas semanas, nos estabelecimentos aderentes, é possível provar iguarias como Guisado ou Macarronada de Chanfana; Papas de Chanfana com lulas à sevilhana; Francesinha de Chanfana; Ovos rotos com chanfana; Hambúrguer de chanfana com couve salteada em bolo do caco; chanfana de galo ou javali; açorda de chanfana ou bacalhau achanfanado. Além disto, não faltará a tradicional Sopa de Casamento; os negalhos e os maranhos.

Nas sobremesas há, também, algumas inovações, contudo, ingredientes sempre presentes são o mel da Lousã e o Licor Beirão. E há de tudo um pouco, desde pudins, “brownies”; “cheesecake”; tigelada; tarte ou bolo; pão-de-ló; até ao arroz doce com carolino do Mondego.

Os restaurantes aderentes são: Adega da Vila; Aviz; Churrasqueira Tó dos Frangos; Casa Bacalhau; Casa Velha; Cinderela; Estrela Dourada; Churrasqueira Galinhamiga; O Burgo; O Carocha; Pizzaria Figueiredo´s; Mimosa de Beira; Sabores Caseiros; Sabores da Aldeia; Churrasqueira Borges; Taberna Burguesa; Ti Lena; Churrasqueira São Paulo; Travessa com Tapas; QB Restobar; O Gato; Sabor d ´Art; Villa Lausana e A Viscondessa.

A estratégia de promoção do concelho e dos seus produtos endógenos tem vindo a ser “regular e consistente com outras iniciativas no sentido de reforçar a notoriedade da Lousã”, notou o édil, acrescentando que “de ano para ano o certame tem vindo a garantir mais aderentes, o que permite uma oferta diversificada, muito mais robusta e sempre de grande qualidade”.

Ainda na apresentação do festival, Luís Antunes deu a conhecer uma parceria intermunicipal que tem como objectivo “o reforço da notoriedade da chanfana a nível nacional, produto tão identitário deste território”.

“É um desígnio da região promover os seus produtos e na gastronomia, a chanfana assume uma expressão importante, muito própria e que importa promover cada vez mais de uma forma estruturada e integrada”, conjugando esforço com os outros municípios onde a chanfana é, também, o ex-libris. A ideia é, precisamente, “promover, valorizar e reforçar a identidade desta região, para que no futuro tenha uma notoriedade ainda maior, com mais expressão a nível nacional e gerando mais-valias para o território e para as suas gentes”, concluiu o autarca, deixando o convite para que visitem o concelho de 24 de Fevereiro a 05 de Março e apreciem o que de melhor tem a Lousã.

A iniciativa conta, como habitualmente, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, das Aldeias do Xisto, da Quinta de Foz de Arouce, do Licor Beirão, da Padaria Pastelaria São Silvestre e da Cooperativa Lousamel.

chanfana