Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cerca de metade da população de Pampilhosa da Serra já foi vacinada contra a covid

26 de Abril 2021 Jornal Campeão: Cerca de metade da população de Pampilhosa da Serra já foi vacinada contra a covid

Cerca de metade da população de Pampilhosa da Serra já foi vacinada contra a covid-19, com a primeira ou com as duas doses da vacina.

A informação foi avançada na sexta-feira (23), pelo presidente da Câmara Municipal, José Brito, que, durante a reunião do Executivo, afirmou que são 2 155 as pessoas imunizadas no concelho.

No âmbito do projecto de “Apoio ao Transporte de Vacinação”, criado pela autarquia para dar resposta às pessoas que não têm possibilidade de se deslocar ao local de vacinação, José Brito referiu que já foram efectuados “597 transportes”, através da rede de táxis do concelho.

De seguida foi apresentado e aprovado por unanimidade o desempenho orçamental do período que terminou a 31 de Dezembro de 2020. Através do designado mapa de fluxos de caixa, que assinala os valores das despesas e receitas orçamentais, José Brito anunciou que se registou um saldo de gerência positivo de mais de 2,7 milhões de euros, montante que agora reforça as acções previstas no Plano de Actividades e Orçamento para 2021.

“Num ano difícil”, em que foi necessário “acudir a muitas situações que não estavam previstas”, o autarca destacou que “as pessoas e a saúde” foram colocadas em primeiro lugar, sem descurar “todos os outros aspectos”. “Nada parou, continuámos a fazer obra dentro do que foi possível”, acrescentou.

Durante a reunião, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, o pedido de reconhecimento de Acção Relevante de Interesse Público para ocupação de área classificada como Reserva Ecológica Nacional. A decisão deve-se à “necessidade urgente de ampliação do cemitério de Unhais-o-Velho”, disse o Município.

Tal como explicou, durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal, o terreno contíguo ao cemitério, “que a Junta já adquiriu”, situa-se em reserva ecológica e “a única forma de fazer obra naquele local é declarar através da Assembleia a acção de relevante interesse público”. Assim, caso o pedido seja aceite e a CCDR Centro emitia parecer favorável a obra poderá então avançar.

Depois de já ter sido aprovada em reunião de Câmara, realizada no dia 29 de Março, foi também aprovada em Assembleia Municipal, a atribuição de um apoio financeiro à freguesia de Dornelas do Zêzere, no valor de 45 000 euros. Este montante destina-se a comparticipar a execução de obras de melhoria tendo em vista a gestão eficaz de águas pluviais na rua da Encosta das Ladeiras. Para além disso, parte da verba será aplicada para fazer face a despesas inerentes ao funcionamento do Espaço do Cidadão, estrutura que é da responsabilidade da Câmara Municipal.

Tal como também já tinha sido aprovado pelo Executivo camarário, a Assembleia, aprovou, por unanimidade, a redacção final do regulamento que estipula a atribuição de benefícios fiscais aos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra. Entre outras medidas, o documento prevê o reembolso do IMI, o apoio ao arrendamento com atribuição de subsídio anual ou a atribuição do tarifário social no serviço de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos, a todos os elementos dos corpos activos e de comando.

Para José Brito, esta medida, que serve de “incentivo ao voluntariado”, assume uma dupla função – por um lado, dar “obrigações a quem é bombeiro, no sentido de cumprir o que está definido pelo Comando e pela Direcção” e, por outro, “compensar os bombeiros”, dando-lhes um “incentivo para que se sintam mais motivados”.

Na sessão, foi ainda aprovada, por unanimidade, a primeira revisão do Orçamento e Grande Opções do Plano para 2021.