Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cerca de 35 profissionais do CHUC recebem certificados de formação de inglês

13 de Junho 2021 Jornal Campeão: Cerca de 35 profissionais do CHUC recebem certificados de formação de inglês

Cerca de 35 profissionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vão receber, na próxima terça-feira (15), pelas 10h00, no auditório dos HUC-CHUC, os certificados de formação de inglês nos níveis A0, A1, A2 e B1.

A cerimónia contará com a presença do presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, a directora e director Financeiro da International House de Coimbra, Raquel Marques e Shafa Ullah, respectivamente, e ainda o director do Gabinete de Internacionalização do CHUC, Pedro Lopes.

Esta formação ocorreu no contexto de protocolo estabelecido entre o CHUC e a organização Atlantis Project 1, em 2017, tendo obtido financiamento para a leccionação de aulas de inglês, que foram ministradas pela International House. O acordo compreendia a recepção de grupos de estudantes americanos da área da saúde, em períodos com a duração de uma a três semanas em estágio observacional em serviços clínicos do CHUC, com acompanhamento feito por médicos tutores dos respectivos serviços.

O Gabinete de Internacionalização (GI) organizou e acompanhou nos Programas de Inverno de 2017 e nos de Verão de 2018 e 2019, os estágios de 60 estudantes americanos num total de 4 275 horas de “shadowing” (acompanhamento por um tutor médico).

Do protocolo assinado com a Atlantis Project constava a atribuição de uma verba simbólica por cada par de estudantes recebidos pelo CHUC. No final, o CHUC apresentaria uma candidatura ao Hospital Grant para aplicação desse montante num bem considerado adequado pela instituição, sujeito à aprovação pela direcção do Atlantis Project e que, sendo aprovado, a organização adquiriria directamente para oferecer ao CHUC.

Foi na sequência da acumulação das verbas resultantes destes três anos de programas de estágio que o GI do CHUC com o apoio do CA viu aprovada em finais de 2019, a sua candidatura com a proposta para aplicação da verba em aulas de inglês destinadas a profissionais com funções de atendimento ao público: telefonistas, assistentes técnicos, assistentes operacionais, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. A formação foi considerada por todos como uma importante mais-valia para o seu desempenho profissional.