Coimbra  7 de Outubro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Rómulo de Carvalho promove lançamento da obra de Egídio Namorado

22 de Setembro 2022 Jornal Campeão: Centro Rómulo de Carvalho promove lançamento da obra de Egídio Namorado

O Centro Rómulo de Carvalho vai realizar no dia 26 de Setembro, pelas 18h00, o lançamento da obra Escritos sobre Filosofia, Ciência e Arte de Egídio Namorado, organizada por João Clímaco e a apresentação estará a cargo de Carlos Fiolhais.

No primeiro centenário do nascimento de Egídio Namorado, a antologia agora editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra dá a conhecer ao leitor grande parte dos escritos de um dos maiores epistemólogos da ciência no século XX em Portugal.

De acordo com o comunicado enviado à redacção do “Campeão”, “O núcleo central do trabalho, publicado na primeira parte desta coletânea, consiste num conjunto coerente e inovador de ensaios sobre aspetos diversos de epistemologia da ciência e do método científico, incluindo a sua evolução desde a Antiguidade Grega até ao terceiro quartel do século passado. Na parte final desta secção inclui-se um artigo científico sobre Física Atómica, que na introdução reflete a natureza do autor, cruzando com maestria linguagens e saberes. A segunda parte inclui escritos sobre assuntos muito diversos, da divulgação científica e tecnológica, à teoria da arte, às influências filosóficas na poesia de Camões e de Pessoa, e à História de Portugal, com especial relevância para a época dos descobrimentos portugueses.”