Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Penedo da Saudade desperta os mais pequenos para as expressões artísticas

6 de Abril 2022 Jornal Campeão: Centro Penedo da Saudade desperta os mais pequenos para as expressões artísticas

O Centro Cultural Penedo da Saudade do Politécnico de Coimbra acolheu, no último sábado, a iniciativa “Viagem pelas Artes”. Durante uma tarde, uma dezena de crianças acompanhadas pelos pais tiveram a oportunidade de ouvir uma história e de experimentar várias actividades artísticas: desenho, teatro, dança. O objectivo foi tomar contacto com a arte e despertar o interesse dos mais novos para frequentarem iniciativas culturais.

A iniciativa decorreu simbolicamente no Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e foi organizada pela edição de 2021/22 da Pós-Graduação em Eventos, Protocolo e Comunicação Estratégica da Coimbra Business School | Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico de Coimbra, em parceria com o Centro Cultural Penedo da Saudade.

O programa incluiu a leitura do livro “A girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa, pela animadora Filomena Almeida, da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro (Lousã), e um momento criativo, onde os participantes foram desafiados a decorar um marcador de livro com um desenho alusivo à história que escutaram. Seguiu-se uma oficina de expressão dramática para as crianças e acompanhantes, onde estas foram convidadas a participar e a explorar a sua criatividade através de várias acções, sob a orientação da dinamizadora Joana Rodrigues, licenciada em Teatro e Educação.

Finalmente, assistiram a uma história bailada dinamizada por Joana Ruas, da Academia de Bailado da Lousã, encerrando a acção com um momento de animação e convívio onde as crianças receberam um certificado de participação e umas lembranças.