Coimbra  22 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Europe Direct de Coimbra promove webinar sobre o sistema alimentar

15 de Julho 2020 Jornal Campeão: Centro Europe Direct de Coimbra promove webinar sobre o sistema alimentar

“Estratégia do Prado ao Prato” é o tema da conferência online que se realiza, esta tarde, pelas 14h00, numa iniciativa do Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, cuja entidade promotora é a CIM Região de Coimbra.

A participar neste webinar estará Fernando Martins, director da Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), e José Guedes, da Direcção da Federação Minha Terra, que vão discutir a nova estratégia, adoptada pela Comissão Europeia (CE), “em defesa de um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente”.

Os/as destinatários/as desta sessão são agricultores, pescadores, aquicultores, ONGs, empresas de transformação e os retalhistas de produtos alimentares, entidades públicas e outras pessoas com interesse sobre esta temática.

A sessão decorrerá na plataforma webex e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser realizadas em: https://forms.gle/jc9mgFAULkwGDcEx7.

A “Estratégia Do Prado ao Prato” da Comissão Europeia propõe reduzir, em apenas 10 anos, a utilização de pesticidas químicos e de pesticidas mais perigosos em 50 por cento e aumentar a extensão da agricultura biológica a 25 por cento das terras agrícolas.

Esta acção pretende, ainda, reduzir, em pelo menos 50 por cento, as perdas de nutrientes garantindo simultaneamente que não há deterioração da fertilidade dos solos (as estimativas apontam para redução de 20 por cento na utilização de fertilizantes até 2030) e em 50 por cento as vendas de agentes antimicrobianos para animais de produção e de aquicultura.