Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro e Norte de Portugal e Castela e Leão reforçam cooperação no turismo

24 de Julho 2020 Jornal Campeão: Centro e Norte de Portugal e Castela e Leão reforçam cooperação no turismo

O Turismo Centro de Portugal e as entidades congéneres das regiões vizinhas do Porto e Norte e Castela e Leão acordaram, hoje (24), várias iniciativas para fazer face à situação provocada pela actual pandemia.

As iniciativas passam pelo reforço da cooperação transfronteiriça em produtos turísticos comuns às regiões, nomeadamente através de uma estruturação, promoção e valorização turística conjunta.

Entre esses produtos mais relevantes destacam-se o enoturismo, gastronomia e vinhos, os lugares Património Mundial da UNESCO, o Turismo Cultural e Religioso e as Rotas Napoleónicas.

Foi dado, também, um ênfase especial aos Caminhos de Santiago, uma vez que está em curso o processo de certificação dos itinerários, tendo sido enaltecido o facto de o Caminho Português ser o que mais tem crescido entre todos os Caminhos. A Rota dos Vinhos, que junta as três regiões, mereceram, ainda, atenção redobrada.

A reunião, que decorreu através de uma plataforma online, juntou responsáveis das áreas do turismo das regiões Centro, Porto e Norte de Portugal e Castela e Leão, além das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Norte, entre outras instituições.