Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Saúde de Norton de Matos já tem Unidade de Saúde Familiar

12 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Centro de Saúde de Norton de Matos já tem Unidade de Saúde Familiar

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) acaba de reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade às populações com a abertura da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) no Centro de Saúde de Norton de Matos.

Esta USF vai garantir a resposta assistencial a cerca de 12 500 utentes, através de uma equipa multiprofissional constituída por oito médicos, sete enfermeiros e seis assistentes técnicos, liderada pela médica Conceição Milheiros.

Neste espaço de atendimento, os utentes poderão contar com profissionais que prestarão cuidados de saúde personalizados à população inscrita: consultas programadas atendimento de situações de doença aguda em todo o horário de funcionamento e cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários, comprometendo-se a dar resposta a todas as solicitações, sejam de índole médica ou de enfermagem, no próprio dia e durante o horário de funcionamento.

A USF tem um polo assistencial na Unidade de Saúde de Ceira e funciona de segunda a sexta-feira, na sede, das 08h00 às 20h00. Em Ceira, onde garante cobertura assistencial a 4 129 utentes, mantém atendimento também de segunda a sexta-feira, mas com diferentes horários.

Recorde-se que no Centro de Saúde de Norton de Matos já funcionam as USF Briosa e Pulsar e a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos.

A abertura desta USF, que é a 63.ª na região Centro, leva a uma melhoria dos índices de bem-estar e saúde das comunidades.