Coimbra  16 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Portugal apresenta projectos estruturantes na BTL

1 de Março 2024 Jornal Campeão: Centro de Portugal apresenta projectos estruturantes na BTL

No segundo dia da participação da Turismo Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a apresentação de projectos turísticos estruturantes para a região central do país foi o destaque. A manhã foi protagonizada pela CIM Beiras e Serra da Estrela, que apresentou os seus principais produtos e ofertas de experiências turísticas.

Entre os destaques estiveram o projecto “Viaja Pela Tua Serra da Estrela”, a Trienal Internacional de Design da Covilhã, o filme “Figueira de Castelo Rodrigo, história, tradições, património e eventos”, a iniciativa “Fundão, Força da Natureza”, a programação anual de Gouveia, o Guarda Wine Fest, a Feira Medieval de Pinhel e o resumo dos eventos de Trancoso. Além disso, os visitantes puderam desfrutar de uma experiência gastronómica com produtos serranos.

A região de Coimbra também marcou presença, destacando o projecto Itinerários Napoleónicos, que explora rotas históricas relacionadas com as invasões francesas em Portugal.

Paralelamente, a vice-presidente da Turismo do Centro participou numa mesa-redonda dedicada aos Caminhos de Fátima, realçando a importância do Turismo Religioso para a economia regional.

Durante a tarde, foram apresentados projectos como as Comemorações dos 200 Anos da Vista Alegre e a Centro de Portugal Film Commission. Destaque também para o projecto Terras da Transumância, que visa valorizar a tradição pastoril e o património da região.

A participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na apresentação das Terras da Transumância, demonstrou o reconhecimento do projecto.

Outro projecto de grande dimensão apresentado foi a Grande Rota GR22, que convida a explorar o património das Aldeias Históricas de Portugal.

O dia encerrou com a apresentação da Marca Mondego Bussaco pela região de Coimbra, unindo os concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova numa estratégia de promoção comum.