Coimbra  22 de Fevereiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Neurociências da UC recebe alunos do básico e secundário

31 de Agosto 2018

Durante a próxima semana (de 03 a 07 de Setembro), 23 estudantes do ensino básico e secundário vão ter a oportunidade de participar num estágio a desenvolver no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Esta será, com certeza, uma semana diferente para os estudantes, que vão trabalhar nos laboratórios do Centro, numa iniciativa integrada no programa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias”.

Os estágios do CNC “oferecem aos participantes uma oportunidade de acesso ao mundo das mais recentes inovações das neurociências e biologia celular, procurando também ajudá-los a decidirem o seu futuro académico”, explica a Universidade, adiantando que, para além disso, poderão contactar de perto com os cientistas e e conhecer as estratégias de comunicação de ciência.

Os jovens vão “envolver-se com técnicas laboratoriais e participar nos trabalhos de investigação em desenvolvimento em diferentes grupos do CNC”, explica. As actividades laboratoriais previstas incluem “cultivo” de neurónios, corte de cérebros e outros órgãos para visualização ao microscópio, acesso a tecnologias de diagnóstico e investigação biomédica e experiências para estudar a produção de energia das células no contexto de saúde e doença.

A biologia da reprodução, neurociências, microbiologia ou a comunicação de ciência e metabolismo serão as áreas científicas exploradas pelos 23 alunos do ensino básico e secundário durante este programa.

Os participantes foram escolhidos através de candidaturas espontâneas na página da Internet da Ciência Viva.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com