Coimbra  3 de Dezembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Estudos da UC aborda a construção social das masculinidades

19 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Centro de Estudos da UC aborda a construção social das masculinidades

Nos dias 30 e 31 de Outubro acontece, na Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra, um curso de formação avançada acerca da construção social das masculinidades e os seus impactos.

O curso, organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), denominado “Repensar a máscara com que vivemos: masculinidades, trauma e cuidado”, é destinado a estudantes pós-graduados, investigadores, assistentes sociais, profissionais de saúde e activistas que desejam compreender criticamente o modo como as construções tradicionais e hegemónicas de masculinidade moldam a vida de um indivíduo, muitas vezes contribuindo para a continuação de ciclos violentos.

A formação pretende estimular a análise crítica das consequências das masculinidades tradicionais, procurando reconhecer que essas normas rígidas podem prejudicar mulheres, homens e crianças. Uma grande parte do programa é destinada à exploração de estratégias de transformação das normas de género, de forma a promover masculinidades saudáveis que se concentram na ética do cuidado e da empatia social.

Ao longo do curso serão abordados alguns casos práticos, que ilustram as abordagens inovadoras e os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos para promover uma compreensão mais equitativa e saudável das masculinidades.

A iniciativa foi criada pelo Observatório Masculinidades e pelo Observatório do Trauma do CES-UC, em colaboração com os mestrados em Sociologia e Relações Internacionais da Faculdade de Economia da UC, tendo por objectivo a abordagem de complexas dimensões cruzadas das masculinidades e do trauma, bem como os impactos das normas de género no bem-estar de rapazes, homens e outras pessoas.

A participação no evento é de cariz gratuito, mas obrigatório, e está limitada a 25 pessoas.