Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Documentação 25 de Abril convida Coimbra a celebrar revolução

22 de Abril 2024 Jornal Campeão: Centro de Documentação 25 de Abril convida Coimbra a celebrar revolução

O Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra (CD25A/UC) convid a cidade a celebrar os 50 anos da revolução, com iniciativas marcadas para quinta-feira e outras em curso ou que se prolongam até 2026.

Do programa comemorativo da próxima quinta-feira consta, às 10h00, a visita guiada “O 25 de Abril em Coimbra”, promovido em parceria com a associação Rebobinar. No entanto, esta iniciativa, segundo o CD25A/UC, tem já inscrições esgotadas, “mas ainda com algumas vagas para uma segunda edição, a 1 de Maio”.

No final do percurso será promovida uma visita aos espaços do Centro de Documentação – localizado no Colégio da Graça, na Rua da Sofia (Baixa de Coimbra) – onde está patente uma exposição fotográfica sobre o pós-25 de Abril na cidade.

Pelas 18h00, no Claustro da Liga dos Combatentes, no mesmo Colégio da Graça, o CD25A/UC promove, em parceria com o núcleo regional de Coimbra daquela instituição, o evento “Cantar e Declamar Abril”.

Este integra uma actuação do Coro das Mulheres da Fábrica, um momento de declamação de poemas de Abril e um concerto da Tuna Souselense.

O CD25A/UC disse ter colaborado, nos últimos meses, com “dezenas de acções de divulgação e exposições itinerantes pelo País”, através da cedência de peças originais ou reproduções do seu acervo de mais de quatro milhões de documentos.

As cedências tiveram como destino cerca de 80 entidades, desde escolas, municípios, juntas de freguesia, associações ou produtoras culturais de cinema e teatro nacionais e internacionais, mas também embaixadas, órgãos de comunicação social, professores, investigadores e estudantes.

De momento, os documentos do acervo do CD25A/UC estão patentes em espaços como o Museu de Serralves, ou eventos como a Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, entre outros.

Já as chamadas Rotas da Itinerância – que revelam os locais por onde circulam os materiais pedagógicos produzidos pelo Centro, com um mapa de todas as exibições, em Portugal continental – podem ser consultadas em https://www.cd25a.uc.pt/pt/page/2691, indicou.

O restante programa estender-se-á até 2026 “acompanhando a agenda nacional” das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com um conjunto de iniciativas que “será apresentado em momento oportuno”.

Criado em 1984 por iniciativa do então Reitor da Universidade de Coimbra Rui de Alarcão, o Centro de Documentação 25 de Abril tem como objectivo “recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro sobre a transição democrática portuguesa (o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências), mas também sobre toda a segunda metade do século XX português”.