Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Alto Rendimento de Anadia acolheu sorteio do VinoEuro 2024

31 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Centro de Alto Rendimento de Anadia acolheu sorteio do VinoEuro 2024

No passado dia 28 de Outubro, o Centro de Alto Rendimento de Anadia, localizado em Sangalhos, foi o palco escolhido para o sorteio dos jogos do VinoEuro 2024 Portugal, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de Maio nos Municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro. Este evento é organizado pela União das Selecções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos (UENFW) em colaboração com a Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal.

O VinoEuro 2024 contará com a participação de oito países, incluindo Portugal, Itália, Suíça, Hungria, Eslovénia, República Checa, Áustria e Alemanha, divididos em dois grupos. Portugal, na condição de país anfitrião, lidera o Grupo A, que inclui também as selecções da Eslovénia, Hungria e Áustria. O Grupo B, liderado pela República Checa como vencedor da última edição, é composto pelas equipas da Alemanha, Itália e Suíça.

Os jogos terão lugar nos três concelhos, com Mealhada e Oliveira do Bairro a acolherem as meias-finais, enquanto Anadia será o palco da final do VinoEuro 2024 no Estádio Municipal. A Selecção Nacional será liderada pelo anadiense Toni, ex-jogador e treinador do SL Benfica.

A cerimónia contou com a presença de autarcas dos três municípios, representantes do Turismo Centro Portugal (TCP), da Rota da Bairrada e Comissão Vitivinícola da Bairrada, bem como representantes das oito selecções e outras personalidades ligadas ao mundo do futebol nacional, como o antigo jogador Hélder Postiga, actual director da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, agradeceu a presença de todos e sublinhou a importância deste evento internacional para a região da Bairrada. Jorge Sampaio realçou que a Bairrada é uma região de vinhos de excelência e desporto, associando-se ao projecto em conjunto com Mealhada e Oliveira do Bairro.

O presidente da Câmara da Mealhada, António Franco, expressou também a sua satisfação por receber esta competição, acreditando que o evento será um grande momento de convívio e promoção da região. A vereadora do Desporto da Câmara de Oliveira do Bairro, Susana Martins, destacou a importância do evento para a Bairrada e afirmou o compromisso em contribuir para o sucesso da competição.

José Pedro Soares, presidente da Rota da Bairrada, considerou que o desporto é uma mais-valia para a promoção da região e que a colaboração de três municípios nesta competição é motivo de orgulho para fortalecer a promoção dos produtos endógenos da região.

O presidente do TCP, Raúl Almeida, considerou “salutar” o facto de três concelhos se unirem para realizar esta iniciativa e destacou a importância turística do evento para atrair pessoas de vários países e promover os produtos locais, dando maior notoriedade à marca Turismo Centro Portugal.

Pedro Andrade, presidente da Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal, sublinhou a pertinência da realização deste evento na Bairrada, que promove a região. Fez ainda uma breve contextualização do VinoEuro desde a sua criação.

O ex-jogador Hélder Postiga, em representação da Federação Portuguesa de Futebol, elogiou o papel das autarquias na promoção do desporto, destacando o seu esforço e empenho. Parabenizou as autarquias pelo acolhimento deste evento internacional, desejando os maiores sucessos para a competição.