Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Cultural do Politécnico de Coimbra acolhe Encontro de Cordofones Tradicionais

9 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Centro Cultural do Politécnico de Coimbra acolhe Encontro de Cordofones Tradicionais

Este sábado (10), a partir das 15h00, no Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra realiza-se o ÀCORDA – III Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses, com especial enfoque para a viola toeira.

Com organização do Instituto Politécnico de Coimbra, da Cátedra UNESCO da Universidade de Évora, da Câmara Municipal de Coimbra e do projecto EcoMusic, o evento visa promover a importância de preservação dos saberes tradicionais no que respeita às práticas musicais instrumentais, nomeadamente as relacionadas com os cordofones tradicionais portugueses.

A sessão de abertura conta com a presença de Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, Filipe Themudo Barata, coordenador da Cátedra UNESCO em Património Imaterial na Universidade de Évora, Francisco Paz, director da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e Rosário Pestana, coordenadora do projecto EcoMusic.

O programa inclui uma conferência intitulada “Meu território é outro…faço parte da manada que corre para o impossível!” e uma conversa sobre “Construir e tocar viola toeira”, seguidas da inauguração da exposição “A viola toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar”.

O encontro conta com transmissão online e a lotação é limitada, sendo que as reservas podem ser feitas através do email cultura@ipc.pt.

Os interessados podem consultar mais informação em https://www.facebook.com/events/629804677708589/.