Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Cultural do IPC apresenta livro e masterclass “Desenhar do Escuro”

16 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Centro Cultural do IPC apresenta livro e masterclass “Desenhar do Escuro”

O Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra vai apresentar, amanhã (17), pelas 18h00, o livro intitulado “Desenhar do escuro”, da autoria de António Jorge Gonçalves. O evento compreende ainda uma masterclass.

“Desenhar do escuro” é uma narrativa sem palavras que reproduz 82 dos cerca de 300 desenhos que António Jorge Gonçalves elaborou a lápis branco sobre cadernos pretos em 2020-2021. Aplicando um processo de inversão, paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, são alguns dos motivos que constam nos registros que o artista foi anotando. A masterclass configura uma palestra com imagens, desafiando perspectivas sobre o papel da luz na história das artes visuais, designadamente desenho, pintura, fotografia e cinema. Aborda também as motivações e técnicas particulares utilizadas nos desenhos do livro e inclui um momento “oficina” para a realização de desenhos a branco sobre suporte preto.

António Jorge Gonçalves, natural de Lisboa, tem criado, a solo e com outros escritores, livros onde texto e imagem se relacionam de forma íntima e experimental.

Para marcar presença no evento é necessária a reserva de lugar através do e-mail cultura@ipc.pt.