Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Cirúrgico relembra mulheres notáveis de Coimbra

19 de Maio 2023 Jornal Campeão: Centro Cirúrgico relembra mulheres notáveis de Coimbra

Histórias surpreendentes das mulheres de Coimbra dos séculos XVI a XIX serão reveladas na iniciativa mensal “Ao final da tarde”. No dia 26 de Maio, às 17h00, o Centro Cirúrgico de Coimbra dá conhecer a fascinante vida e realizações de mulheres notáveis que desafiaram as limitações impostas pela sociedade da época.

A palestra será conduzida pela renomada historiadora Maria Antónia Lopes, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, especializada em História Moderna e Contemporânea. Diferente das tradicionais narrativas centradas em reis e rainhas, esta conversa abordará os direitos, restrições e actividades das mulheres em Coimbra durante esses séculos. Serão partilhadas histórias, desde o caso impressionante de Sebastiana da Luz, que multiplicou a sua herança paterna por sete em apenas alguns anos, até eventos marcantes como a greve das padeiras de Coimbra e o reconhecimento formal de tecelãs e cirurgiãs.

“Ao final da tarde” é uma iniciativa do Centro Cirúrgico de Coimbra, que procura promover o intercâmbio de conhecimentos, culturas e opiniões. Neste encontro em particular, moderado pelo médico oftalmologista António Travassos, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na rica história da Idade Moderna e conhecer mulheres excepcionais que moldaram a sociedade de Coimbra.

O evento terá lugar na sala grande do edifício amarelo do Centro Cirúrgico de Coimbra e é aberto ao público em geral, com entrada gratuita.