Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro Ciência Viva da UC organiza palestra sobre a desinformação

8 de Março 2021 Jornal Campeão: Centro Ciência Viva da UC organiza palestra sobre a desinformação

Realiza-se na terça-feira (09), pelas 18h00, a palestra intitulada “Psicologia da Desinformação”, inserida no ciclo agora em curso “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e a colaboração de António Piedade.

O evento online destina-se a todo o público, havendo oportunidade para questões no final.

Será palestrante Nuno de Sá Teixeira, professor convidado da Universidade de Aveiro.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no website e no Facebook.ou  através da hiperligação: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81234245153

A desinformação, sob a forma de “notícias falsas”, encontrou nas modernas redes sociais um ambiente propício à sua disseminação. Sendo reconhecida como um problema contemporâneo há já vários anos, os efeitos adversos da desinformação nas redes sociais atingiram um pico com a actual pandemia, ameaçando minar os esforços colectivos no combate ao SARS-CoV-2.

Dada a sua natureza manifestamente psicológica, a forma como interagimos com e nas redes sociais e, consequentemente, a forma como a desinformação nessas se propaga, pode ser compreendida (e solucionada) à luz das Ciências Cognitivas.

Esta palestra ensaiará uma articulação entre vários pontos fulcrais acerca da forma como lemos, pensamos e agimos com base na informação das redes sociais incluindo notícias falsas.