Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro 2020 aprova 27 projectos com 45 milhões de euros de investimento

23 de Maio 2019

O Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) aprovou 27 novos projectos empresariais, que envolvem um investimento de 45 milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 14 milhões de euros.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “este é o primeiro pacote de aprovações no âmbito do novo sistema híbrido de apoio à inovação produtiva, onde se apoia à cabeça com fundos europeus o incentivo não reembolsável e em complemento um apoio reembolsável (empréstimo sem juros) pela banca”.

Assim, no final do mês de Abril, o Centro 2020 tinha aprovado 3 102 projectos empresariais, que envolviam um investimento de 1 000 milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 600 milhões de euros. Destes projectos aprovados, 2 510 já têm execução demonstrada com pagamentos no montante de 300 milhões de euros, o que significa que a taxa de execução das empresas é, neste momento, de 50 por cento.

Para Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, “estes valores demonstram a elevada dinâmica empresarial da região Centro, que é transversal a todos os sectores de actividade, desde os mais tradicionais, que continuando a ser intensivos em trabalho, utilizam cada vez mais alta tecnologia, aos sectores mais recentes, mais intensivos em tecnologia”.

“Os dados revelam também, que a meio do Portugal 2020, as empresas do Centro já executaram mais do que durante todo o período do QREN, onde a execução global foi de 290 milhões de euros”, realçou a responsável.

Recorde-se que, ainda, a 30 de Abril foram entregues os prémios às empresas gazela da região Centro, que em 2018 contabilizou mais 13 do que no ano anterior, perfazendo um total de 95 desse tipo de empresas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com