Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CEMGFA vai ser condecorado pelo rei de Espanha

11 de Maio 2018 Jornal Campeão: CEMGFA vai ser condecorado pelo rei de Espanha

O almirante Silva Ribeiro visitou a sala que frequentou no então Liceu D. João III, em Coimbra

 

O Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), almirante A. Silva Ribeiro, que esta semana esteve de visita a Coimbra, vai ser condecorado pelo rei de Espanha, no próximo dia 22, no Palácio da Zarzuela, em Madrid.

O almirante A. Silva Ribeiro, natural de Pombal, aproveitou a sua presença em Coimbra, cidade onde fez parte dos seus estudos no Colégio de S. Pedro e no Liceu D. João III, para visitar a sala que frequentou no último estabelecimento, agora Escola Secundária de José Falcão.

Ao final da tarde, o CEMGFA reuniu com alguns amigos, no restaurante “O Paço da Vila”, em Condeixa. Entre os convivas estava o director do “Campeão”, Lino Vinhal, o empresário J. Costa, o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, o vereador António Ferreira, a directora do Museu POROS (Portugal Romano em Sicó), Ana Valadas, o técnico de informática e ex-marinheiro João Ferreira e o nosso colaborador A. Barreiros.

Figura prestigiada da Armada Portuguesa, o almirante Silva Ribeiro é um especialista em hidrografia, além de outras matérias, em que se destaca o terrorismo. Exerceu várias outras funções, de que se salienta a de director do Instituto Hidrográfico, director-geral da Autoridade Marítima Nacional/Comandante da Polícia Marítima e a de Chefe do Estado Maior da Armada.
Esta personalidade das Forças Armadas de Portugal ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval, em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Na carreira académica é professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e docente militar da Escola Naval.

O seu principal tema de investigação é o planeamento estratégico, interessando-se por estratégia marítima, estratégia militar, política internacional, sociologia militar, história militar, história marítima e história da hidrografia. Tem publicados 16 livros, três dos quais no estrangeiro.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam: Grande Oficial da Ordem de Avis; seis Medalhas de Serviços Distintos grau Prata; Medalha de Mérito Militar, 1.ª e 2.ª classe; Medalha de Cruz Naval, 2.ª e 3.ª classe; Medalha Naval de Vasco da Gama; Medalha de Comportamento Exemplar, graus Ouro e Prata; Medalha de Prestígio e Carreira atribuída pela Câmara Municipal de Pombal, grau Ouro; Comendador da Ordem de Mérito Naval (Brasil); Medalha de Mérito Tamandaré (Brasil); Medalha da Defesa Nacional de França, grau Ouro.

CEMGFA 2

O convívio com amigos decorreu num restaurante em Condeixa