Coimbra  24 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ceia de Natal Vegan: prepare a sua refeição

17 de Dezembro 2019

Num momento de aproximação da época natalícia e com uma estimativa de cerca de 60 mil veganos em Portugal (1), a ceia de natal vegan tornou-se um tema de interesse. E, ao contrário do que os amantes do tradicional bacalhau com batatas dizem, sim, é possível ter uma ceia de natal excluindo qualquer produto de origem animal.

Caso tenha dúvidas acerca desta ceia e queira estar preparado para a grande noite de dia 24 de dezembro, nós ajudamo-lo.

Uma ceia vegan será muito diferente de uma ceia tradicional?

Para responder a esta questão, deixe que lhe perguntemos: o que, na sua opinião, constitui uma boa ceia de natal? Se for o bacalhau com batatas, acreditamos que está no conteúdo errado. Se por outro lado é sinónimo de comida boa e de grande diversidade, está no sítio certo.

Colocando as coisas desta forma, fica fácil entender que uma ceia vegan pode ser igual a uma ceia tradicional, ou seja, igualmente deliciosa! A única diferença é que irão existir mais plantas, o que na realidade é um benefício se pensar em proteger o seu corpo das doenças de inverno.

De resto, com as dicas que se encontram abaixo, terá uma ceia repleta de pratos deliciosos e, sem dúvida, muito colorida!

A ceia vegan é mais cara do que uma ceia tradicional?

As dicas que daríamos para poupar numa ceia tradicional são as mesmas que damos para uma ceia vegan, basicamente, faça uma lista antecipada, compre nas melhores alturas para tal e mantenha-se atento ao folheto Lidl, Continente ou de qualquer outro supermercado.

Conseguindo bons descontos, terá uma ceia barata e que está de acordo com as suas necessidades; na nossa opinião, isto é o mais importante.

Como preparar uma ceia de natal vegan?

 As entradas

As entradas podem ser feitas com frutas ou legumes, o que preferir. Estas são as duas opções que encontramos (2) e consideramos adequadas para este natal:

  • Rissóis de cogumelos: além de simples, estes rissóis levam, apenas, 100 gramas de cogumelos! O recheio é totalmente delicioso e esta é uma daquelas receitas que depois de experimentar nunca mais vai querer parar de comer.
  • Tapas de Batata Doce com Sambal de Espargos: esta receita é tão simples de fazer e leva muito poucos ingredientes; também é conhecida como torrada de batata doce;

O prato principal

Fizemos várias pesquisas também sobre possíveis pratos para este natal e conseguimos um vencedor: o gratinado de batatas e couve-flor.

Este gratinado chamou a nossa atenção desde o primeiro momento, quando vimos a imagem do prato. Este é simples de preparar e vai necessitar de 400 gramas de batata e 1 cabeça de couve-flor média para a base. Já para o molho, necessita de castanhas, leite vegetal, água e alguns temperos. Procure nas 40 páginas de produtos em promoção no folheto do Lidl (2) para poupar alguns euros.

Finalmente é montar tudo e voilà, o seu prato principal está pronto a servir.

Sobremesas

Aqui decidimos deixar mais de uma opção porque, como se sabe, no natal costuma existir uma mesa recheada. Na fonte destas sobremesas pode encontrar mais opções para adicionar à ementa da ceia.

  • Cheesecake vegan de limão com bolo: sim, cheesecake é permitido, e o melhor é que a receita fica extremamente simples com o preparado de bolo de limão vegan sem glúten biovegan.
  • Baba de Camelo com veganegg e aquafaba: leite condensado de coco Nature’s Charm, 2 VeganEgg e Aquafaba é basicamente o que precisa para esta sobremesa tão deliciosa e que vai atrair todos os seus convidados de natal.
  • Bolo de limão: um delicioso bolo de limão com baunilha em pó é o sabor ideal para este natal.

Já sabe: enfeite a sua mesa para esta época natalícia e saboreie a sua ceia de natal, desta vez, ao estilo vegan.

Fontes do artigo:

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com