Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CEARTE recria e valoriza têxteis artesanais do Alentejo

24 de Novembro 2020 Jornal Campeão: CEARTE recria e valoriza têxteis artesanais do Alentejo

O CEARTE realizou, em parceria com a União das freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, no concelho de Almodôvar, um projecto formativo integrado, com os objectivos de valorização económica do artesanato local, dos recursos endógenos e criação de alternativas profissionais à população local, com baixa oferta ao nível do mercado de trabalho.

Foram realizados quatro percursos formativos, num total de 1 000 horas de formação, envolvendo cerca de 25 adultos que se encontravam em situação de desemprego ou outros que quiseram ganhar competências para abraçar um novo projecto profissional.

As áreas temáticas ministradas nos percursos formativos foram desenvolvidas de forma integrada e multidisciplinar, com vista à valorização do produto final e à diversidade de competências a adquirir na área têxtil e incidiram especificamente em Técnicas de Tecelagem; Técnicas de Tapeçaria; Tinturaria Natural e Estampagem de Tecidos; Bordados e Costura.

A formação foi desenvolvida de forma conceptual, na relação entre identidade, design contemporâneo e mercado, de forma a valorizar e potenciar os elementos identitários da região. Neste sentido, fez-se uma reprodução e reinterpretação num contexto contemporâneo do Alforge e Talego alentejano; tingimento dos tecidos de forma natural e aproveitando a flora autóctone; e incorporação na decoração de peças elementos identitários da região, com especial relevo da Estela do Guerreiro, uma das pedras epigrafadas com a escrita do Sudoeste.

Na sequência do projecto formativo, foi criada a CAOBA-Associação Cultural que potenciará no futuro o conceito e o trabalho desenvolvido durante a formação em Tecelagem, bordados e costura.