Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CEARTE e Seminário Maior com actividades de conservação e restauro

23 de Setembro 2020 Jornal Campeão: CEARTE e Seminário Maior com actividades de conservação e restauro

O CEARTE e o Seminário Maior de Coimbra (SMC) vão celebrar as Jornadas Europeias do Património, este ano no seu binómio Património-Educação com diversas iniciativas nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.

Esta comemoração integra um programa, intitulado Espaço(s) de Saber(es), que inclui a exposição de fotografia “Olhares Cruzados” no piso de entrada do edifício principal do SMC; visita comentada à exposição “Cuidar do Outro, pela xilogravura de monsenhor Nunes Pereira” no Museu Monsenhor Nunes Pereira do SMC; Oficina didáctica de conservação e Restauro do Livro Antigo “As Bibliotecas: lugares de Saber e de Fazer” na Biblioteca Velha do SMC e uma oficina didática de conservação e restauro de arte sacra a decorrer numa antiga sala de aulas do Seminário.

Com esta oficina de restauro o CEARTE visa dar a conhecer a importância da formação no património e do património na educação ao mostrar, ao público em geral, uma oficina de restauro de arte sacra e proporcionar o conhecimento dos princípios e técnicas desta nobre actividade.

Nesta oficina os visitantes poderão apreciar ao vivo os trabalhos de restauro de peças de arte sacra pertencentes ao espólio do Seminário Maior, efectuados pelos formandos e formadores do CEARTE.

Os visitantes terão também a oportunidade de experimentar e pôr em prática algumas técnicas artesanais ligadas ao património como sejam técnicas de douramento e esgrafitado em pequenas peças de madeira que poderão levar para casa.

Todos os dias haverá uma aula em directo (transmissão online entre as 12h00 e as 12h30) no Facebook do CEARTE (em https://www.facebook.com/CEARTEpt/), sobre os princípios e técnicas básicas da conservação e restauro de madeiras e arte sacra.

O trabalho demonstrativo pode ser visualizado ‘in loco’, em períodos até 30 minutos, em pequenos grupos e com uso de máscara, para cumprimento das determinações da Direcção-Geral da Saúde.

A oficina que não carece de inscrição para visita, decorre na sala 07 do Seminário Maior e pode ser visitada e experienciada entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 até às 18h00. A participação é gratuita.

As visitas à oficina didáctica serão definidas por ordem de chegada (dimensão máxima de cada grupo: 10 pessoas).