Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

CEARTE com dezenas de cursos online gratuitos

10 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: CEARTE com dezenas de cursos online gratuitos

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património (CEARTE) decidiu reforçar a oferta de cursos online em diferentes áreas de formação e diversos públicos.

Os formadores afectos a estes cursos têm a preparação necessária, com conhecimentos em metodologias de formação “e-learning”, garantindo, desta forma, o rigor e qualidade que é reconhecido ao Centro de Formação. No entanto o CEARTE tem ainda desenvolvido conteúdos pedagógicos e diversas matérias de apoio aos formandos adaptados à formação à distância, utiliza a plataforma Zoom que permite uma boa interacção entre formandos e formadores nas sessões síncronas e um repositório para as sessões assíncronas.

Para além da máxima qualidade a que o CEARTE se propõe na realização das suas actividades, pretende elevar os seus valores adoptando mecanismo de acompanhamento técnico pedagógicos específicos para a formação online, desde as evidências de sumários, presenças e avaliações mas também o acompanhamento pelo coordenador e técnico de informática a todos os formandos com maiores dificuldades ao nível da literacia digital, até à certificação dos cursos.

Os cursos, na generalidade, são gratuitos e funcionam em dois tipos de sessões, as síncronas, que decorrem normalmente em horário pós-laboral em que o formando e formador estão online, e as assíncronas, que consiste na formação autónoma, deixando ao critério do formando desenvolver os trabalhos solicitados no horário que mais lhe convém.

Para Fevereiro e Março estão previstos cursos online em diversas áreas de artesanato, das vendas online, do marketing digital, do social, das línguas, da gestão e do empreendedorismo, da hotelaria e restauração, entre muitas outras áreas. Ao concluir o curso, o formando recebe o certificado de formação.

Para além destas ofertas, o CEARTE tem também, para quem precisar, o reconhecimento de competências escolares, para o 6.º, 9.º ou 12.º ano, de modo online.

“Saibamos todos aproveitar a qualidade, competências técnicas e a disponibilidade do CEARTE em oferecer soluções inovadoras na formação presencial, online ou em regime misto para os problemas das pessoas – os de hoje, mas sobretudo os de amanhã” salientou Luís Rocha, director. do CEARTE.