Coimbra  18 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CDU quer reverter a fusão dos Hospitais de Coimbra

12 de Setembro 2019

Reverter a fusão dos Hospitais de Coimbra, revitalizar os Covões e localizar ali uma nova Maternidade são propostas da CDU afirmadas pelos candidatos, hoje, à porta dos HUC.

Com o cabeça-de-lista Manuel Rocha, os candidatos da CDU ligados ao sector da saúde realizaram numa acção de contacto com trabalhadores do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), afirmando que “é preciso avançar na melhoria das condições de trabalho”.

Vasco Nogueira (médico), Paulo Coelho (técnico de emergência pré-hospitalar), Isabel Bem-Haja (enfermeira) e António Baião (dirigente do Sindicato de Hotelaria) sublinharam que a CDU “tem vindo a intervir no sentido de salvaguardar a qualidade dos serviços do CHUC, denunciado a degradação das condições de trabalho fruto da falta de investimento e de uma fusão que desestruturou serviços e equipas”.

“Desde o primeiro momento, o PCP e PEV rejeitaram a decisão do Governo PS de avançar para a fusão dos oito Hospitais de Coimbra e da opção do anterior Governo PSD/CDS de consumar a fusão dos HUC, do CHC, e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, no CHUC”, recorda a CDU.

Esta força política adianta que “os exemplos de degradação sucedem-se e, ainda recentemente, os trabalhadores dos serviços de Alimentação, Bar, Lavandaria, Limpeza, Manutenção e Resíduos, denunciaram que a degradação coloca em risco a qualidade do serviço prestado aos utentes, mas também a higiene e segurança no trabalho de todos quantos trabalham diariamente, empregando o seu melhor para evitar a rotura na prestação dos serviços”.

Os candidatos da CDO comprometem-se em “avançar na luta para reverter a fusão dos hospitais de Coimbra; avançar com a revitalização do Hospital Central dos Covões; avançar com investimento nas maternidades e lutar por uma nova Maternidade junto ao Hospital dos Covões; avançar com a reconversão do antigo Hospital do Lorvão numa unidade de cuidados continuados inserida no SNS.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com