Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CDU contra o encerramento do Serviço de Pneumologia dos Covões

27 de Agosto 2019

A CDU promoveu, hoje (27), uma acção em defesa do Serviço de Pneumologia do Hospital dos Covões.

Este é um serviço que, ao longo do tempo, “como tantos outros, tem sido desvalorizado recebendo cada vez menos utentes” afirma Vasco Nogueira, médico e candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra.

Esta força partidária pretende demonstrar a sua posição quanto à decisão de concentrar todas as unidades de saúde num único local.

“Após ter sido confirmado o encerramento do Serviço de Pneumologia do Hospital dos Covões, na passada quinta-feira, é necessário que a população se una contra estas opções políticas. A CDU defende o Serviço Nacional de Saúde e a prestação de serviços de excelência às populações, o que, até então, era proporcionado pelo Hospital dos Covões”, explica Vasco Nogueira.

“É essencial reverter o processo de fusão, concentração e subdimensionamento das unidades que integram o CHUC; revitalizar o Hospital dos Covões e impedir o desmantelamento de serviços em curso” acrescentando que “a desvalorização do Hospital dos Covões tem contribuído para o congestionamento dos serviços do polo HUC e prejudicado a assistência às populações”.

Durante a acção, que decorreu junto ao Hospital dos Covões, Vasco Nogueira pronunciou-se, ainda, relativamente à questão da maternidade, garantindo que o único local que “reúne todas as condições para a maternidade é o Hospital dos Covões”, uma vez que naquele espaço é possível integrar os dois serviços de obstetrícia e ginecologia, numa zona com bons acessos e com a possibilidade de utilizar instalações já existentes.

O médico e candidato a deputado deixa claro que “a culpa do que se passa em Coimbra é do Conselho de Administração dos HUC, mas, também, do Ministério da Saúde que de certa forma compactua com a situação”.

Vasco Nogueira termina dizendo que em Portugal existe “um SNS em 3D” onde reina o “desinvestimento, desmazelo e degradação”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com