Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CCDRC promove final regional do Concurso de Ideias de Negócio nas Escolas

6 de Junho 2023 Jornal Campeão: CCDRC promove final regional do Concurso de Ideias de Negócio nas Escolas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) realiza amanhã, dia 7 de Junho, às 14h30, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, a oitava edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”. Este concurso tem como objectivo seleccionar o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2023” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região. A intenção é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades em que estão inseridos.

Ao longo do ano lectivo 2022/2023, várias escolas básicas, secundárias e profissionais realizaram diversas acções de sensibilização para o empreendedorismo junto da população estudantil, com o apoio dos respectivos professores. Essas acções culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e, posteriormente, nos concursos intermunicipais, com a colaboração das Comunidades Intermunicipais (CIM). Nesta final regional, serão apresentadas sete ideias de negócio que representam sete CIM da Região Centro, premiando as três ideias seleccionadas pelo júri.

O júri é composto por representantes de entidades públicas e privadas regionais com reconhecido mérito na área empresarial e na promoção do empreendedorismo na região. Eles levarão em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacto para o território, a estruturação e o desenvolvimento de cada ideia de negócio apresentada.

O programa do evento:

  • 14h30: Boas-vindas
  • 14h45: Apresentação das Ideias de Negócio
  • 15h45: Testemunho de Empreendedor
  • 16h00: Apresentação das Ideias de Negócio
  • 16h45: Lanche
  • 17h00: Entrega dos Prémios pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional
  • 17h30: Encerramento

As ideias de negócio em destaque são:

  1. BEIRA BAIXA: Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco Ideia: Aplicação YAgeTunes Descrição: O YAgeTunes é uma aplicação que utiliza inteligência artificial para fazer reconhecimento facial e obter dados como idade e estado de humor das pessoas que frequentam um espaço vigiado. A ideia é adaptar a música ambiente de acordo com o público presente. A aplicação também permite uma área de administração para configurar parâmetros, intervalo de idades, músicas e envio de relatórios.
  2. BEIRAS E SERRA DA ESTRELA: Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Lda Ideia: Macarron de Urtiga Descrição: A reinvenção de um produto de pastelaria fina que valoriza e divulga a urtiga como ingrediente endógeno.
  3. OESTE: Colégio Rainha D. Leonor das Caldas da Rainha Ideia: FutureTech – Inova o teu mundo Descrição: O projecto consiste na criação de um micro-ondas portátil, recarregável através de painéis solares e cabo USB-C. Essa ideia surgiu pensando nas pessoas que levam suas refeições de casa para o trabalho e não têm uma forma de aquecê-las.
  4. REGIÃO DE AVEIRO: Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga Ideia: Rosemary Bio Insecticide Descrição: Criação de um insecticida biológico à base de alecrim, com o objectivo de controlar pragas, especialmente a mosca do mirtilo.
  5. REGIÃO DE COIMBRA: Agrupamento de Escolas de Penacova Ideia: Drone Subaquático Descrição: Um drone subaquático telecomandado por radiofrequências que auxilia as entidades competentes em buscas subaquáticas, transmitindo em tempo real uma imagem para um monitor até uma certa profundidade.
  6. REGIÃO DE LEIRIA: ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal Ideia: Sky Walk Descrição: A Sky Walk é uma empresa de astro turismo que oferece experiências de observação de estrelas em espaços de Dark Sky nas regiões de baixa densidade da Região Centro. A ideia é promover a valorização turística da região e criar condições de excelência para a observação do céu escuro.
  7. VISEU DÃO LAFÕES: Escola Secundária de Nelas Ideia: Genius DHD Descrição: Trata-se de um sensor inteligente que é colocado em fraldas descartáveis e tem a função de medir temperatura, humidade e pH da urina. O sistema visa evitar infecções e proporcionar maior conforto e qualidade de vida para pacientes acamados, com mobilidade reduzida ou problemas motores.

O evento será realizado na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.