Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Catedrático de Física da UC João da Providência foi hoje a sepultar

11 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Catedrático de Física da UC João da Providência foi hoje a sepultar

Efectuou-se, esta quinta-feira, o funeral de um dos mais prestigiados físicos portugueses e Professor Catedrático jubilado da Universidade de Coimbra (UC), João da Providência Santarém e Costa, que faleceu aos 88 anos.

O funeral realizou-se da capela da Universidade de Coimbra para o cemitério da Conchada e o elogio fúnebre coube ao também consagrado e prestigiado cientista Carlos Fiolhais.

Autor de mais de 400 artigos científicos de Física e Matemática, João da Providência ensinou gerações de estudantes e abriu as portas a muitos no estrangeiro devido ao seu reconhecimento e reconhecimento do seu valor a nível internacional.

Natural de Vila Verde, Braga, licenciou-se em 1954 em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Cpoimbra e doutorou-se (1959) em Física Matemática em Birmingham e em Coimbra (1960) em Ciências Físico-Químicas.

Especializado em Física Quântica, ao longo de mais de 50 anos de carreira foi responsável pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e colaborou com instituições científicas da Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha, EUA, Brasil e Japão.

Foi um dos fundadores do Centro de Física Teórica da UC, actual Departamento de Física, que é dirigido pela sua filha Constância Providência, com dois dos seus cinco filhos a seguirem-lhe as pegadas na área da Física e da investigação.

De entre as várias distinções, João da Providência foi agraciado com o prémio Gulbenkian da Ciência (1992), da Fundação Oriente (1994), Estímulo à Excelência do Ministério da Ciência (2014).