Coimbra  19 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casal Ermio festeja em honra de Santo António

15 de Junho 2018

A localidade de Casal de Ermio, no concelho da Lousã, volta a viver dias de grande alegria e animação com os festejos em honra de Santo António. As celebrações começam este sábado (16) e prolongam-se durante todo o fim-de-semana, até segunda-feira (18).

O largo da igreja voltará a ser o epicentro das festas, onde não faltará a música, a sardinha assada e o arraial popular. Por outro lado, a vertente religiosa não está esquecida, com Eucaristia e a procissão a terem lugar no domingo (17).

Uma das novidades desta edição é a integração da “Feira da Aldeia” na programação, uma iniciativa que se realiza desde 2009 em Casal de Ermio, geralmente em Maio, mas que tem sido independente da festa. A pouca afluência de público levou o novo executivo a integrar o evento nas celebrações em honra de Santo António, esperando conseguir “chamar mais gente ao evento e também à festa”, explica o presidente da União de Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio, Henrique Lourenço.

Esta é, por isso, “uma experiência bem intencionada, no sentido de dinamizar o próprio certame” e que vai contar com cerca de 12 expositores, do concelho da Lousã e um de Aveiro, que vão expôr produtos endógenos como o mel e os licores, bem como

“trabalhos artesanais desta região, como sejam as pedras de xisto ou os bordados”, realça o autarca. “Gostamos de ser acarinhados e visitados pelo público e, por isso, queremos voltar a cumprir esta longa tradição em honra de Santo António”, afirma, esperançado que o certame organizado pela Fábrica da Igreja em parceria com a UF consiga chegar ao “um ou dois milhares de visitantes durante três dias”.

A festa tem início no sábado (16), logo pela manhã, com a aparelhagem sonora e a Feira da Aldeia. Às 19h00 dá-se a abertura da quermesse e, à noite, a partir das 22h30, o baile é com a banda Anarkia.

No domingo (17), continua a Feira da Aldeia, e da parte da tarde realiza-se a missa, pelas 16h00, seguindo-se a procissão pelas ruas de Casal Ermio, a partir das 17h00, no itinerário habitual. Uma hora mais tarde é a Banda Filarmónica Serpinense e o Rancho Estrelinhas da Ponta do Areal (infantil e adulto) que irão animar o recinto. O baile nocturno estará a cargo dos Trap Zap.

Já na segunda-feira (18), continua a aparelhagem sonora a animar o espaço, terminando esta edição das festas de Casal de Ermio com uma sardinhada, prevista para as 18h00, e o encerramento dos festejos, pelas 23h00.

As entradas no recinto são livres.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com