Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casal curdo acolhido pela ADFP é exemplo de integração

26 de Agosto 2019

Nasceu, no domingo (25), na maternidade Bissaya Barreto, Luísa Rasheed, a segunda filha do casal curdo, Noura Zalkha Rasheed e Fawazi Rasheed, acolhido pela Fundação ADFP de Miranda do Corvo.

Este tem sido um caso de sucesso no que à integração diz respeito, uma vez que a instituição considera que Fawzi “trabalha com muito afinco e já fala bastante bem o português”.

O acolhimento ocorreu em Julho de 2016 no âmbito do programa do Governo português de recolocação de pessoas oriundas dos campos de refugiados da Grécia.

O casal, que inicialmente vivia no Senhor da Serra, reside, agora, na vila de Miranda do Corvo, tendo tido a sua primeira filha, Lucinda Rasheed, há cerca de três anos.

Fawzi Rasheed trabalha no armazém de cargas e descargas na sede da instituição. “Sou o único da família que trabalho, e agora com a segunda filha torna-se um bocado complicado. Futuramente conto pedir à Segurança Social auxílio para fraldas, leite e outros produtos para bebés, face às despesas acrescidas para as quais o único salário, depois de pagas todas as despesas mensais, já não chega. Espero também que, depois do período de alguns meses pós-parto, a minha mulher consiga arranjar trabalho”.

Noura confessa que tem “esperança em tirar um curso de formação profissional no Secretariado, e cumprir o sonho de ser secretária administrativa”.

A Fundação ADFP foi a primeira instituição a acolher refugiados fora da grande Lisboa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com