Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa Museu Bissaya Barreto com mostra sobre crianças vítimas da guerra na Síria

28 de Maio 2021 Jornal Campeão: Casa Museu Bissaya Barreto com mostra sobre crianças vítimas da guerra na Síria

Uma mostra de fotografias de crianças vítimas da guerra na Síria, de Magnus Wennman, vai estar patente até 24 de Julho, na Galeria de Exposições Temporárias Viriato Namora da Casa Museu Bissaya Barreto (CMBB).

A mostra “Onde dormem as crianças” apresenta fotografias dos locais onde dormem actualmente as crianças, vítimas da Guerra Civil na Síria, que dura desde 2011. A exposição já passou por 17 países e esteve exposta no Capitólio e na sede das Nações Unidas.

Também em exibição, na Galeria da Casa, está o documentário realizado por Magnus Wennman, “Os desenhos de Fatima”, um retrato das dificuldades enfrentadas pelos refugiados, através dos desenhos de uma criança. A curta-metragem venceu o prémio “Melhor Narrativa Digital” no Festival de Fotojornalismo “Visa Pour L’Image” 2016 e o prémio “World Press Photo” para curtas-metragens.

Magnus Wennman tem trabalhado como fotojornalista em mais de 80 países. Premiado cinco vezes como “Fotojornalista do Ano”, ganhou mais de 70 prémios, incluindo seis prémios “World Press Photo” em diferentes categorias. Nomeado pela Cruz Vermelha Internacional como “Jornalista do Ano 2017” e como “Fotógrafo de Jornal do Ano” em 2018, pela POYI (Picture of the Year Internacional), teve um dos seus trabalhos publicado em tema de capa na National Geographic Magazine.

Esta exposição insere-se no programa do Prémio Estação Imagem, organizado anualmente, com o objectivo de promover a reportagem fotográfica. Com 14 anos de existência, a Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos que estuda, debate e divulga todos os aspetos ligados à imagem, sobretudo fotografia.