Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa mais antiga de Fados de Coimbra em risco de despejo

13 de Maio 2022 Jornal Campeão: Casa mais antiga de Fados de Coimbra em risco de despejo

O Diligência, a casa mais antiga de fados da cidade de Coimbra, que celebra este ano 50 anos de funcionamento ininterrupto, recebeu uma ordem de despejo por parte do senhorio.

O apelo para que se consiga evitar o desaparecimento do bar Diligência já chegou à Câmara de Coimbra, dado que os serviços municipais têm, desde 2021, o pedido para o reconhecimento como Local de Interesse Histórico e Cultural.

Segundo Jorge Geraldo, “o plano do senhorio passa por obras onde o Diligência deixa de existir e passa a ser um local de arrumos e/ou habitação”, com a ordem de despejo recebida por carta registada a entrar em vigor a 30 de Novembro do corrente ano.

“O estabelecimento tem-se pautado, neste meio século de existência e funcionamento ininterrupto, como um lugar de referência para os conimbricenses, assim como para os inúmeros turistas que visitam a cidade”, acentua Jorge Geraldo, acrescentando que o Diligência é o único meio de subsistência de duas famílias.

O “Campeão” sabe que o vereador socialista Carlos Cidade já fez chegar junto do presidente da Câmara, José Manuel Silva, uma solicitação para que seja evitado o encerramento de um espaço histórico da cidade, nomeadamente da Baixinha de Coimbra.

“Considerando a política que está a ser adoptada por V. Ex.ª quanto a aquisição de espaços/imóveis para a cultura, este é claramente um daqueles que são uma referência da cidade”, considera o vereador do PS, que no anterior mandato foi vice-presidente da Câmara.