Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa dos Coutos na Mealhada será transformada em alojamento de emergência social

9 de Julho 2024 Jornal Campeão: Casa dos Coutos na Mealhada será transformada em alojamento de emergência social

A Câmara Municipal da Mealhada lançou um concurso público para a reabilitação da Casa dos Coutos, um imóvel que será convertido num centro de alojamento de emergência social. A decisão foi discutida durante a última Reunião do Executivo Municipal, realizada na segunda-feira, dia 8 de Julho.

O concurso público para a empreitada de “Reabilitação da Casa dos Coutos” estabelece um preço base de aproximadamente 700 mil euros, com um prazo de execução previsto de 340 dias. Localizado próximo aos Paços do Concelho, este edifício, propriedade do município, será adaptado para oferecer alojamento temporário a indivíduos em situações de emergência social.

Além da reabilitação estrutural necessária para a nova função, está prevista a criação de acessibilidade, incluindo a adaptação do túnel existente para permitir o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada. Esta medida visa minimizar as barreiras de acesso existentes na área.

A iniciativa conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC), que submeteu uma candidatura à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), da qual a Câmara da Mealhada é signatária do protocolo de colaboração. Esta bolsa visa fornecer soluções habitacionais temporárias para situações de emergência ou de transição, promovendo a inclusão social, protecção e autonomia dos beneficiários.

O futuro centro de acolhimento terá capacidade para albergar até 14 pessoas simultaneamente, contribuindo assim para uma resposta estruturada e abrangente às necessidades de alojamento emergencial na região, combatendo desigualdades e garantindo protecção social adequada face a situações de risco e emergência.