Coimbra  2 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa do Cinema de Coimbra com sessões especiais

28 de Julho 2022 Jornal Campeão: Casa do Cinema de Coimbra com sessões especiais

A Casa do Cinema de Coimbra apresenta, amanhã (29), duas sessões especiais com as exibições de dois documentários premiados em importantes festivais de cinema.

Na primeira sessão, às 18h00, é exibido “A Nossa Terra, O Nosso Altar” (com estreia marcada para hoje) do realizador portuense André Guiomar, que estará presente na sessão em conversa com Sérgio Dias Branco.

Na sessão da noite, às 21h30, será exibido o documentário “Vaca”, da realizadora britânica Andrea Arnold, estreado no Festival de Cannes, seguido de uma conversa em torno da temática do filme com a Coimbra Animal Save.

“A Nossa Terra, O Nosso Altar” de André Guiomar

O filme testemunha as últimas rotinas no quotidiano do bairro social do Aleixo, marcadas pela tensão de um destino forçado. Entre a queda da primeira e da última torre, o processo de demolição arrasta-se durante anos, deixando as vidas dos moradores em suspenso. Obrigados a aceitar o fim da sua comunidade, assistem de forma impotente à lenta desfiguração do seu passado.
Exibições: hoje às 21:30, (Sessão Especial) sexta-feira, às 18h00, sábado às 21h30, e quarta-feira (3 de Agosto) às 18h00.

“Vaca” de Andrea Arnold

Estreado no Festival de Cinema de Cannes, este documentário segue o dia-a-dia de Luma, uma vaca leiteira a viver numa quinta de Kent, em Inglaterra. “Este filme é um esforço para considerar as vacas. Para nos aproximar delas. Para contemplar a sua beleza e os desafios das suas vidas. Não de forma romântica, mas de forma real”, explica a realizadora. “É um filme sobre a realidade de uma vaca leiteira e sobre reconhecer o grande serviço que ela nos presta.” Através da existência desta vaca em particular, o espectador é convidado a refletir sobre a necessidade de encontrarmos um equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

Exibições: sexta-feira às 21h30