Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa do Cinema apresenta filme documental “Portugal: A Luta em Tempos de Crise”

3 de Dezembro 2022 Jornal Campeão: Casa do Cinema apresenta filme documental “Portugal: A Luta em Tempos de Crise”

O documentário “Portugal: A Luta em Tempos de Crise”, realizado pelo britânico Ilyas Kaduji vai ser apresentado ao público, hoje (3), às 21h30, na Casa do Cinema, com o apoio do Município de Coimbra. A entrada é livre.

Gravado durante a pandemia Covid-19, com um elenco da Cooperativa Almanach, trata-se de um filme histórico com momentos repletos de acção e intriga durante um tempo de pandemia, crise financeira e político-militar em que a esperança e a perseverança vencem.

Ao acolher esta iniciativa a cidade de Coimbra promove, assim, os 650 anos da assinatura do Tratado de Tagilde, que inicia a mais longa Aliança entre duas nações, ainda em vigor.

A Cooperativa Almanach é uma companhia de teatro e recriação histórica descendente da casa mãe Viv’Arte – Laboratório Nacional de Recriação Histórica, a pioneira em Portugal há mais de 30 anos. Com recurso a efeitos visuais, o documentário ajuda a contar a História de forma mais real, viva e convincente permitindo recriar eventos e cenários de tempos passados.

Trata-se de um documentário cinemático que promove a História de Portugal no contexto mundial, abordando um tema bem presente no Currículo Nacional da Direcção-Geral da Educação, no ano em que se celebram os 650 Anos da assinatura do Tratado de Tagilde, no qual se dão os primeiros passos para a criação da Aliança Luso-Inglesa reiterada e em vigor nos dias de hoje, bastante relevante na era pós-brexit.

Manuela Couto, actriz, que vai apresentar e que narra o documentário (nas duas línguas de produção), conta a História de Portugal num filme com o objectivo de celebrar a cultura e o património nacional. São destaque desta produção documental temas como a igualdade de género, em prol do reconhecimento da importância da mulher na história de Portugal, assim como a integração da comunidade internacional que vive em Portugal.

Depois de apresentado em Coimbra na sua versão original – Portugal – Fight for Freedom – o filme vai ser distribuído internacionalmente, em diversas plataformas de streaming e para 27 territórios, com estreia em alguns festivais de cinema internacionais na versão original, em língua inglesa.