Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa Dignidade da ADFP promove jantar de Natal a pessoas sem-abrigo

26 de Dezembro 2018

O Natal de cerca de uma dezena de pessoas sem-abrigo foi, este ano, um pouco mais feliz com um jantar, proporcionado pela Fundação ADFP e pelo colégio St. Paul´s School, na Casa Dignidade, em Coimbra.

A ceia de Natal antecipada realizou-se no domingo (23) e vem no seguimento do trabalho já realizado por aquela instituição nessas instalações. De segunda a sexta-feira, as refeições da Casa Dignidade são fornecidas pelo St Paul’s Scholl, enquanto que aos sábados e domingos, os jantares são produzidos na cozinha da Fundação ADFP, que garante estes apoios a pessoas em situação de pobreza extrema na cidade de Coimbra sem qualquer apoio do Estado.

Para este jantar natalício, os bolos-rei foram oferecidos pela pastelaria ‘Pingo de Mel’, de Miranda do Corvo.

Neste jantar estiveram, também, presentes a Refood e a Associação de Direito do Consumo, bem como a equipa do projecto ‘Incorpora’, da Fundação La Caixa, entidades que também partilham o espaço da Casa Dignidade.

Este espaço é a base do projecto “Sem Abrigo Zero”, que a Fundação ADFP idealizou para a cidade mas que “só poderá ser implementado se a Administração Regional de Saúde, a Segurança Social, o IEFP, a Câmara Municipal e instituições de solidariedade derem as mãos para uma parceria inovadora e disruptiva”, sublinha a ADFP.

Desde 2017 que a Fundação tem vindo a garantir cerca de 50 a 60 jantares por dia a pessoas “sem-abrigo”, num espaço com tecto e higiene.

A Fundação ADFP assumiu publicamente que “considera uma violação da dignidade das pessoas oferecer comida nas ruas obrigando as pessoas a comerem sem condições mínimas”, reforçando que “todo o trabalho de apoio alimentar as pessoas sem-abrigo na Casa Dignidade é feito por voluntários”.

A Refood tem com objectivo combater o desperdício alimentar fazendo chegar refeições a pessoas cadenciadas e a Associação do Direito do Consumo promove a defesa dos consumidores.

O projecto ‘Incorpora’, apoiado pela La Caixa, visa a integração laboral de pessoas excluídas do mercado de trabalho.

A presença destas instituições, lado a lado com o apoio alimentar as pessoas sem-abrigo, reforçam a ideia da necessidade de apoiar quem precisa promovendo e respeitando a Dignidade de cada pessoa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com