Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa de férias de madeira – Guia de manutenção

31 de Março 2021 Jornal Campeão: Casa de férias de madeira – Guia de manutenção

Ter uma casa de férias de madeira é uma experiência excelente. Imagine que tem um espaço que lhe proporciona um ambiente mais saudável e um contacto mais íntimo cm a natureza? Imagine que acorda na sua casa de madeira de campo, a ouvir o chilrear dos pássaros e que adormece a ouvir o vento nas árvores. Devida às suas caraterísticas, as habitações de madeira enquadram-se perfeitamente em atmosferas campestres, ou mesmo nas serras e montanhas.

Contudo, este tipo de casas também apresentam algumas particularidades, sobretudo ao nível da manutenção necessária. Para que a sua casa de madeira dure muitos e muitos anos, é imperativo que seja proficiente em relação à sua manutenção, agindo sempre antes que os problemas apareçam.

Para manter casas de madeira em perfeitas condições, assegure-se que cumpre as dicas de manutenção que apresentamos em seguida.

Inspeção regular

Quando a casa ainda é nova, normalmente não existe muita necessidade de proceder a intervenções, contudo nunca deve descurar a necessidade de realizar uma inspeção mais atenta, pelo menos uma vez por ano.

A inspeção deve abranger o interior e exterior. Verifique se existem sinais de humidade, ou qualquer tipo de dano estrutural.

O essencial é não aguardar até que surjam sinais de danos para proceder à inspeção. Deve definir um calendário, mediante o qual analisa toda a habitação de forma regular, por forma a prevenir problemas e danos mais extensos.

Verifique a base da casa

A base de uma casa de madeira é muitas vezes o ponto mais negligenciado, sendo consequentemente uma das áreas das habitações que mais problemas origina.

Além de verificar a integridade dos materiais, deve procurar garantir que o piso está em condições de aguentar todo o peso a que está exposto.

É fundamental garantir que existe uma boa circulação de ar debaixo da habitação, por forma a evitar o apodrecimento da madeira.

Cuidados a ter com a madeira

Aplicar a proteção adequada à madeira é outro dos pontos mais importantes quando estamos a falar de casas de férias de madeira. Como estas casas estão grande parte do ano desabitadas, é ainda mais vital garantir que a madeira está devidamente protegida.

Aliás, as casas de madeira em Portugal, quando utilizadas para fins de férias, geralmente são habitadas sobretudo durante os meses mais quentes. Isto significa que durante os meses mais chuvosos, estas casas ficam vazias e não são alvo de muita atenção por parte dos seus proprietários. Nesse sentido, deve procurar preparar a sua casa para os meses mais chuvosos, protegendo a madeira com os produtos certos.

Para manter a madeira da sua casa de férias em ótimo estado, siga estas dicas:

  1. Comece por preparar a madeira para a pintura – se necessário, comece por remover a cobertura existente, utilizando para tal uma lixa grossa. Deve escolher uma lixa específica para a madeira. Se for necessário, deve alisar a madeira, recorrendo a uma lixa específica para este efeito.
  2. Aplicar primário – Em seguida, deve aplicar um primário, que ajudará não só a melhorar a estética da pintura, mas que também aumentará a proteção. O primário próprio para madeira penetra no material e através das suas propriedades elásticas permite uma maior ligação entre os acabamentos de suporte.
  3. Opte por um produto para madeira – Tem ao seu dispor diversos tipos de soluções que servem os propósitos de tratar, proteger e embelezar as madeiras exteriores. Por exemplo, pode optar por verniz, velaturas ou óleo colorido.

Verifique o escoamento

Um dos problemas mais recorrentes em casas de madeira, especialmente quando estas ficam em zonas particularmente arborizadas, diz respeito ao entupimento do sistema de escoamento de água.

Os detritos e as folhas vão-se acumulando, fazendo com que a capacidade de drenagem seja insuficiente. O resultado mais comum é o surgimento de infiltrações, as quais podem conduzir até a danos estruturais na habitação.

Felizmente, existem soluções simples que contribuem para evitar os problemas relacionados com escoamento entupido: pode optar por colocar uma rede com malha fina, mas forte, no topo de cada calha. Assim, conseguirá impedir que objetos de maior dimensão entrem nos tubos do sistema de escoamento.

Tentar manter o terreno em redor da habitação limpo

Outra dica importante é garantir que o terreno em redor da habitação está limpo. Deve procurar visitar a sua casa de férias no final do Inverno, ou no início da Primavera, para proceder à limpeza do terreno.

Deverá garantir que não existe vegetação num raio de um metro, em redor das paredes exteriores da habitação. Desta forma, estará a afastar a água, os insetos e outros tipos de detritos da proximidade das paredes, contribuindo para uma melhor manutenção.

Uma limpeza correta do terreno e dos ramos de árvores mais próximos é ainda determinante para garantir uma maior segurança relativamente a incêndios.

Obtenha mais informações sobre a manutenção de casas de madeira

Pode obter mais informações sobre manutenção e também sobre a comercialização de casas de madeira em Portugal, no sítio da empresa Maestro Casas.

WEBGranada2