Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa da Mutualidade de Coimbra inaugura exposição de pintura

5 de Abril 2022 Jornal Campeão: Casa da Mutualidade de Coimbra inaugura exposição de pintura

A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo recebe, amanhã (6), às 15h30, a exposição de pintura “Quantas Primaveras cabem numa vida?”.

Esta iniciativa conta com a curadoria da Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI) e com o apoio d’ A Previdência Portuguesa- Associação Mutualista. A presente exposição decorre dos trabalhos realizados na Oficina de Pintura da Oficina do Idoso e encontra-se patente até dia 29 de Abril.

Dizia Florbela Espanca no seu poema Amar “Há uma Primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida (…)”. Esta mostra de pintura é precisamente uma celebração, uma janela aberta de onde saltam pétalas de uma vida, reflexos de momentos passados que como as flores que dançam ao vento, voam nos pensamentos.

Como uma infância longínqua também no início da Primavera as flores são fechadas. As cores e as formas são recatadas e a cada cor, elas brotam em tons repletos de vivacidade que colhem a alegria, assim como os seus autores que semeiam as suas flores em cada janela que abrem ao mundo.

Este hino à Primavera é também a celebração das suas vidas, das memórias de outras Primaveras e dos momentos de introspecção. Por cada flor que apreciamos, que cuidamos, que colhemos, que cheiramos, por cada traço e forma que se desenvolve no presente está uma recordação do passado e um desejo de futuro que nada mais é que uma ode à vida. De pinceladas cuidadosas, renasce uma vida mais bela porque não há uma pincelada igual e porque uma vida tem as Primaveras que entendermos.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h00, com entrada livre.

A Casa da Mutualidade — Galeria de Arte e Centro de Mutualismo, é um espaço polivalente d’A Previdência Portuguesa no qual a instituição promove e acolhe a realização de eventos de índole associativa, cultura e mutualista.