Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa da Escrita recorda centenário do nascimento de João José Cochofel

12 de Julho 2019

O professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), António Pedro Pita, é o convidado da conferência de comemoração do centenário do nascimento de João José Cochofel, a decorrer, amanhã (13), na Casa da Escrita de Coimbra.

Esta iniciativa de celebração de João José Cochofel partiu da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que promoverá outras actividades neste âmbito até final do ano.

A conferência “João José Cochofel: Rua do Loureiro, 9” realiza-se, então, amanhã (13), pelas 15h00, e centra-se no número 09 da rua do Loureiro, a casa onde o poeta viveu até se instalar definitivamente em Lisboa.

Segundo António Pedro Pita, “a casa de família de João José Cochofel, onde o poeta viveu é um espaço de reunião e debate cultural, artístico e político de uma jovem elite intelectual em formação na Coimbra dos anos 30 e 40. É, finalmente, um lugar que, ao transfigurar-se, quer na poesia de João José Cochofel, quer na ficção de Fernando Namora (sobretudo no romance ‘Fogo na Noite Escura’), ganhou o estatuto mítico de lugar de revelação por excelência de uma autoconsciência geracional, que perdurará na cultura portuguesa do século XX”.

A palestra pretende, segundo o orador, “fazer a reconstituição destes três momentos. E, ao fazê-lo, mostrar que João José Cochofel foi, ao mesmo tempo, um intelectual activo, que fundiu a sua luta na luta de muitos dos companheiros e um poeta singular que afirmou a individualidade da sua poesia na polifonia de várias produções poética geracionais”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com