Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa Acreditar recebe 7 000 euros da empresa Cristal

21 de Novembro 2018 Jornal Campeão: Casa Acreditar recebe 7 000 euros da empresa Cristal

André Sardet com Telma de Sousa, da Acreditar, e Rita Pacheco, da Cristal

 

No âmbito da sua responsabilidade social e com o contributo de milhares de clientes, a marca de vinagres Cristal entregou, hoje, um donativo de 7 000 euros à Casa Acreditar de Coimbra.

Esta acção solidária, resultante de uma campanha, que decorreu de Junho a Outubro, na qual um cêntimo de cada garrafa vendida seria entregue a uma instituição, contemplou agora a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, que assim poderá, mais facilmente, continuar a sua missão.

Este donativo permitirá acolher uma família, durante aproximadamente um ano, num dos 20 quartos da Casa Acreditar de Coimbra.

“Este e todos os apoios que recebemos são muito importantes para nós e esperamos continuar a ser merecedores desta vossa ajuda”, afirmou Telma de Sousa, coordenadora do Núcleo Regional do Centro da Acreditar.

A responsável adiantou, ainda, que estes apoios são canalizados para “colmatar as despesas” que a Casa tem durante o ano, uma vez que dispõe de 20 quartos para albergar gratuitamente 20 famílias.

“É para nós uma vitória poder ajudar estas crianças e escolhemos este projecto porque o consideramos credível”, explicou Rita Fonseca, gestora da marca Cristal, adiantando que “a ideia é dar continuidade a esta parceria”.

As relações entre as duas entidades manter-se-ão, desde logo, com o lançamento de um desafio às crianças “Desenha o teu Sonho num rótulo”, sendo que as ilustrações serão, depois, os rótulos de uma edição limitada que a Cristal irá colocar no mercado.

A apadrinhar esta acção solidária esteve o músico André Sardet que levou boa energia e muitos sorrisos a este público tão especial.

A Acreditar ajuda crianças e jovens até aos 25 anos, bem como às respectivas famílias, não só com alojamento gratuito mas, também, com um apoio transversal aos doentes e familiares através ao nível jurídico, financeiro, alimentar, material, técnico, emocional, etc.

Além disso, a instituição também responde a pedidos de diversa índole provenientes dos hospitais com os quais colabora, além de promover grupos de desenvolvimento pessoal, advocacia social, serviços de lazer e partilha, bem como visitas domiciliárias e apoio educativo, com professores voluntários.

Focada, essencialmente, no apoio a doentes oncológicos e famílias, a Acreditar também recebe, contudo, outras patologias, sendo que desde o seu surgimento em Coimbra, em 2008, até Agosto deste ano foram apoiadas 450 crianças com patologias não oncológicas.

A Cristal estendeu, ainda, o apoio à Acreditar oferecendo produtos da marca às quatro Casas existentes em Portugal (Porto, Coimbra, Lisboa e Funchal), “para que as famílias apoiadas possam melhor saborear as suas refeições diárias, temperando-as com a mestria da marca, que em 2019 celebra 80 anos de actividade.