Coimbra  25 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Carruagem celular à guarda da prisão de Coimbra vai ser restaurada

13 de Julho 2020 Jornal Campeão: Carruagem celular à guarda da prisão de Coimbra vai ser restaurada

Um protocolo celebrado entre a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a Direcção-Geral do Património Cultural vai permitir restaurar e, mais tarde, colocar em exposição para o público uma carruagem celular que estava guardada no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC).

Esta acção está inserida no âmbito “do trabalho de preservação de peças e documentos que convoquem ao presente a sua memória histórica”, revela a Direcção Geral do Património Cultural.

O acto de cedência para restauro e subsequente exposição decorreu, hoje, no EPC, tendo marcado presença o director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rómulo Mateus, e a directora do Museu dos Coches, Silvana Bessone.

A partir de agora, “a carruagem vai ser objecto de restauro a cargo do Museu dos Coches, onde passará a estar exposta ao público, pese embora a sua posse se mantenha na Direcção-Geral”, revela o organismo.

Realce-se que a carruagem celular, datada do século XIX, era usada no transporte de reclusos, sendo por isso uma peça única na Europa e um elevado interesse museológico.