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Carolina Coelho, da FCTUC distinguida com prémio internacional

17 de Outubro 2019

O prémio “The Glen Earthman Outstanding Dissertation Award” foi entregue, ontem (16), à docente do Departamento de Arquitectura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Carolina Coelho.

Foi pela sua tese de doutoramento que a investigadora conquistou o galardão internacional, um estudo em arquitectura onde identifica e afere a adaptabilidade em ambientes educativos activos contemporâneos.

Atribuído pela International Society for Educational Planning, associação fundada em 1970 em Washington D.C., o prémio foi entregue durante a 49.ª conferência da instituição e visa galardoar dissertações que abordem o planeamento na área educativa.

Apresentada na Universidade de Coimbra e desenvolvida no Departamento de Arquitectura e no Centro de Estudos Sociais, a tese, intitulada “Life within architecture from design process to space use. Adaptability in school buildings today – A methodological approach”, foi orientada pelos professores Mário Krüger e Teresa Heitor.

Segundo a docente e investigadora da FCTUC, a sua tese propõe “uma metodologia de identificação e análise da adaptabilidade dos espaços em escolas contemporâneas. Assumindo que as escolas hoje são pautadas por práticas pedagógicas mais abertas, para as quais contribuem tanto o espaço da sala de aula, como também os ambientes informais e as actividades não programadas como forma de criação e transmissão de conhecimento entre os pares; os espaços devem permitir estas práticas mas sobretudo potenciá-las”.

Carolina Coelho defende que “um espaço adaptável permite alargar os seus usos e utilizadores, alocando mais actividades com potencial pedagógico num edifício fisicamente perene como é uma

escola. Isto permitirá que os edifícios escolares persistam mais tempo, de forma sustentável, continuando a responder às necessidades curriculares, sociais e funcionais, que evoluem ao longo do tempo”.

“O prémio deixa-me muito motivada para continuar a minha investigação no âmbito de ambientes educativos activos contemporâneos como veículos que potenciam o sucesso escolar, o ensino e a aprendizagem e o bem-estar dos alunos nas escolas. Considero estas premissas basilares para a construção da sociedade actual, na fundamentação de jovens com uma formação robusta mas também pró-activos e capazes”, afirma Carolina Coelho.

Esta distinção “reflecte a qualidade da nossa investigação a nível internacional e demonstra que a investigação em arquitectura tem grande significado, tanto para a academia como para a prática da disciplina, bem como para a sociedade contemporânea e para o desenvolvimento de conhecimento transdisciplinar”, conclui.

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