Coimbra  24 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Carnaval em Coimbra é no bairro de Norton de Matos

25 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Carnaval em Coimbra é no bairro de Norton de Matos

Costuma dizer-se que a vida são dois dias e o Carnaval são três, mas, mesmo sendo festejado apenas amanhã (26), nem por isso Coimbra deixa de assinalar a efeméride. É assim, há cerca de 12 anos, no bairro de Norton de Matos, que se transforma por completo neste dia em que as ruas se enchem de centenas de foliões e espectadores.

Com início marcado para as 15h00, o corso carnavalesco percorre as principais artérias do Bairro, fazendo o mesmo percurso de todos os anos: começa na rua de Verde Pinho, seguindo depois para a travessa de Verde Pinho, rua de Dr. Daniel de Matos, rua de Adolfo Loureiro, rua de Macau, Mouzinho de Albuquerque, Pedro Álvares Cabral, passando, novamente, na rua de Dr. Daniel de Matos, e terminando na praceta de Infante D. Henrique.

Sem samba, mas com muita música, alegria e foliões, de vários grupos, quer de Santo António dos Olivais como das freguesias vizinhas, o Carnaval do Bairro é de cariz tradicional português, onde não faltam os palhaços, as fanfarras, os gigantones, os “Zés Pereiras”, mascarados, bombos, carros alegóricos e, claro, os reis: Beatriz Dinis, nascida na freguesia, e que é modelo, tendo já representado Portugal em Londres e no Sri Lanka, onde triunfou como Miss Intercontinental Portugal; e o rei, João Silva, que é, também, um jovem de Santo António dos Olivais, licenciado em Desporto e Lazer pela Escola Superior de Educação de Coimbra.

“Temos notado mais interesse este ano por parte das pessoas, que tem já uma grande adesão”, afirma Graça Oliveira, secretária da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, acrescentando que o desfile vai contar com cerca de 370 participantes, a maioria dos 17 grupos organizados, sendo que cada um terá de apresentar um tema diferente. O corso vai, ainda, ter a participação de várias dezenas de crianças, de todo o concelho, que farão parte do desfile intergeracional com os idosos, tendo como objectivo transmitir algumas mensagens importantes ao público.

Para ajudar à festa, os estabelecimentos comerciais do Bairro terão à disposição dos foliões e espectadores vários petiscos, além das roulottes de farturas, pipocas e algodão doce.

Como habitualmente, a Junta de Freguesia faz questão de distinguir os mais criativos com o prémio para melhor coreografia, melhor mascarado e melhor mensagem, que serão entregues no final do desfile.

“Vale a pena manter a tradição e, cada vez mais, sentimos que o Carnaval do Bairro veio para ficar”, realça Graça Oliveira, adiantando que, como sempre, as entradas são totalmente gratuitas.

O Carnaval de Santo António dos Olivais é organizado pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da empresa Leroy Merlin e outros comerciantes.