Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Carnaval celebrado por miúdos e graúdos em toda a região

24 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Carnaval celebrado por miúdos e graúdos em toda a região

Que nem toda a gente gosta do Carnaval é bem verdade, mas também há quem considere esta uma das melhores épocas do ano. Seja para se divertir mascarado ou para ver os outros mascarados, poucos são os que ficam indiferentes aos diversos corsos carnavalescos de Norte a Sul do país e a região Centro não é excepção.

Em Coimbra, além do já tradicional Carnaval dos Olivais, realizam-se desfiles na “Baixa” da cidade, na segunda-feira (27), promovido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, com a participação de cerca de 1 400 figurantes, reunindo as crianças dos Centros de Actividades de Tempos Livres (CATL) e os idosos das Estruturas Residenciais e Centro de Dia da Cáritas de Coimbra.

Na União de Freguesias (UF) de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades o Carnaval, a tradição volta a cumprir-se com a realização do “Carnaval intergeracional 2017”. Os dois desfiles programados saem à rua no domingo (26), às 14h30, com o corso da Associação Cultural das Casas Novas, e na segunda-feira (27), à mesma hora, com o tradicional corso em São Martinho do Bispo, com a participação das instituições da UF.

Para os estudantes da Universidade de Coimbra haverá, também, uma noite de folia, com animação musical a cargo da banda SASUC, promovida pelos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra no Centro Cultural D. Dinis, amanhã (25), a partir das 21h00, e a entrada é livre.

Um pouco mais a Norte, na praia da Tocha, nos próximos três dias (sexta-feira, sábado e domingo) haverá festa com Dj´s, um baile carnavalesco, e no domingo, pelas 14h00, realiza-se o “Carnaval das crianças”, com música, pinturas e insufláveis. Também no concelho de Cantanhede, mas na freguesia da Sanguinheira, o Carnaval sai à rua no domingo (26), pelas 15h30, no largo de São João, percorrendo depois algumas ruas, contando com a participação das várias instituições e escolas da freguesia e terminando com um baile.

Em Mira são as associações do concelho que desfilam pelas ruas, numa iniciativa que irá contar com cerca de 600 participantes e 20 carros alegóricos, com vários desfiles: um amanhã de manhã (24) na avenida de 25 de Abril, em Mira, e outros dois na vila da Praia de Mira, nas tardes de domingo e terça-feira.

O Carnaval vai, também, passar por Miranda do Corvo, na terça-feira, com o corso infantil (às 10h00); um baile com a banda Anarkia (amanhã e segunda-feira, 22h30); e os corsos carnavalescos (domingo e terça-feira, 15h00).

À boa maneira portuguesa, nas Aldeias do Xisto, celebra-se o Entrudo, no próximo domingo (26), em Góis, na Serra da Lousã, com uma oficina de construção de máscaras em cortiça e a 11.ª Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, contando com cerca de 40 foliões.

Já em Côja, o Carnaval festeja-se desde amanhã até quarta-feira (01), com muita música e, claro, o desfile com a participação de diversos grupos e associações, na terça-feira (28), culminando no dia 01 de Março com o “Enterro do Entrudo”.