Coimbra  27 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigador da UC vai estar no Exploratório a conversar sobre mitocôndrias

6 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Investigador da UC vai estar no Exploratório a conversar sobre mitocôndrias

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra promove esta quarta-feira (07), às 18h30, uma conversa com Carlos Palmeira, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, que se debruçará sobre o tema “De olho nas Mitocôndrias… as nossas centrais energéticas”.

Esta sessão do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, vai decorrer no auditório do Exploratório. Inserido no ciclo “Pontos nos iii – Science Beer Talks 2020” o evento é de entrada livre, mas sujeito às medidas de segurança determinadas pela Direcção-Geral da Saúde.

“Uma conversa descontraída, bem-disposta, em que no final o público presente apreenda a mensagem de que a função da mitocôndria na célula é como um avião, que nos transporta rapidamente, comodamente e sem problemas para qualquer destino. Mas, tal como quando há um problema no avião essa eficiência, comodidade e rapidez ficam comprometidas, o mesmo acontece com a função celular quando há desregulação mitocondrial”, é o que o também investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC UC) promete para esta conversa de fim de tarde.

Carlos Palmeira é membro de várias sociedades nacionais e internacionais, editor associado de quatro revistas científicas indexadas, sendo também membro do corpo editorial de várias outras revistas. É autor e coautor de mais de 130 artigos científicos. Concluiu o doutoramento em Bioquímica na Universidade de Coimbra, Portugal, tendo realizado o seu pós-doutoramento em toxicologia bioquímica na Universidade de Minnesota, Duluth, EUA. Os seus interesses de investigação estão focados nos mecanismos fisiopatológicos da disfunção mitocondrial e da saúde humana, com especialização no estudo do papel da disfunção mitocondrial na patogénese de doenças hepáticas e isquémia/reperfusão.