Coimbra  22 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Carlos Fiolhais e João Fernandes falam sobre “Património e Ciência”

30 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Carlos Fiolhais e João Fernandes falam sobre “Património e Ciência”

Na próxima quarta-feira, dia 1 de Setembro, das 19h00 às 20h00, prossegue o ciclo sobre “Património e Ciência”, que o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está a realizar este Verão no café Santa Cruz.

Esta será uma conversa informal sobre o património astronómico e existente na cidade de Coimbra, conduzida pelo físico Carlos Fiolhais com o astrónomo João Fernandes, Professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Para estas sessões, a participação é livre e gratuita, não sendo necessária qualquer inscrição.

 

Curta biografia:

João Fernandes, natural de Arcos de Valdevez, é Professor do Departamento de Matemática, da Universidade de Coimbra (UC) desde 1999. Licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (ramo Astronomia) pela Universidade do Porto (1991) e é doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris VII (1996). Obteve a agregação em Física (ramo Astrofísica) pela UC (2014). As suas áreas de investigação são a formação e evolução das estrelas, a física solar e a história da Astronomia em Portugal. Publicou cerca de 80 trabalhos em revistas científicas internacionais, actas de congressos científicos e capítulos de livros. Tem desenvolvido actividade de divulgação científica (nomeadamente com palestras em escolas) e foi o coordenador nacional do Ano Internacional da Astronomia 2009, por nomeação da União Astronómica Internacional. Recebeu a distinção “Caras de Futuro” da revista Visão em 2013. Foi subdirector da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC com o pelouro do Observatório Geofísico e Astronómico (2013-2018) e foi coordenador do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (2015-2018).