Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Carlos Estevinho com exposição “Variações” na Ordem dos Engenheiros região Centro

16 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Carlos Estevinho com exposição “Variações” na Ordem dos Engenheiros região Centro

O engenheiro Carlos Estevinho inaugurou, esta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Engenheiros, região Centro, a exposição “Variações”, que estará aberta ao público até 31 de Março de 2024.

A mostra contém 31 telas, que inclui seis fotografias, três pinturas em aguarela e as restantes em óleos, e representa as diferentes fases da vida do autor.

“Antes de me reformar pensei no que ia fazer e a forma como ia passar o tempo e foi na pintura que encontrei isso”, começou por dizer o autor ao nosso jornal. “O caminho faz-se caminhando” refere, revelando que nunca tinha tido qualquer contacto com a pintura e não conhecia as técnicas desta área.

Carlos Estevinho assume que se inspira em todas as situações do dia-a-dia para trabalhar e que daí resultam telas abstractas.

Apesar de querer mostrar esse lado da sua visão no quotidiano, o engenheiro quer transmitir uma mensagem para as pessoas da sua idade, que “não se metam em casa nesta fase da vida”.

Carlos Estevinho nasceu em Paredes, aldeia do concelho de Bragança, em 1951. Concluído o ensino secundário, foi para o Porto, em Outubro de 1969, a fim de prosseguir os estudos, onde cursou Electrotecnia e Máquinas, no então Instituto Industrial. Após o serviço militar rumou a Coimbra, onde se licenciou em Engenharia Electrotécnica / Correntes Fortes e concluiu as pós-graduações em Economia Europeia (Faculdade de Direito) e Segurança do Trabalho (Instituto Superior Miguel Torga). Transmontano, vivendo em Coimbra há cinquenta anos, cidade que o acolheu bem, resolveu oferecer: à Câmara Municipal a sua colecção de sobrescritos (primeiro dia de circulação) e à Ordem dos Engenheiros o seu contributo, expondo parte do seu espólio de pintura.