Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra vai participar em evento sobre interculturalidade

3 de Abril 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra vai participar em evento sobre interculturalidade

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar, nos próximos dias 06 e 08 de Abril, num “Ciclo de conversas sobre… a Figueira da interculturalidade”.

A Diocesana de Coimbra vai estar representada por Marta Amaral e Cátia Bexiga e Cátia Sousa neste evento que é promovido pelo Município da Figueira da Foz, em parceria com o Núcleo Distrital de Coimbra da Rede Europeia Anti-Pobreza de Portugal.

O convite à Cáritas de Coimbra surge no seguimento da intervenção do seu Centro Comunitário Nossa Sra. da Boa Viagem na comunidade Leirosa e também do trabalho desenvolvido pelo projecto “Sem Diferenças E8G”, desenvolvido ao abrigo do Programa Nacional “Escolhas 8.ª Geração”.

Marta Amaral, directora Técnica do Centro Nossa Senhora da Boa Viagem, irá intervir em duas das sessões, sendo que a primeira, dia 06, terá como temática “A integração das comunidades asiáticas na Figueira da Foz” e conta também com a participação de Cátia Sousa, coordenadora do projecto “Sem Diferenças E8G”.

A segunda sessão, no dia 08, terá como mote “A integração das comunidades ciganas na Figueira da Foz” e conta também com Cátia Bexiga, técnica do mesmo projecto. Ambas as sessões terão início às 14h30.

A interculturalidade está cada vez mais presente na sociedade e exige um conhecimento cada vez mais aprofundado das várias culturas e diversidades. A organização deste evento tem como principal objectivo juntar vários especialistas no tema para que possam trocar boas práticas e experiências através do diálogo.

A realização da Semana da Interculturalidade tem o intuito de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade; da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; da igualdade; do respeito pela diferença e pela diversidade; da partilha e da inclusão, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.

O evento pode ser seguido, gratuitamente, na página de Facebook do Município da Figueira da Foz (https://www.facebook.com/municipio.figueiradafoz) e conta com o apoio e a parceria do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).