Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra participou na terceira reunião de consórcio do Projecto DAPAS

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: Cáritas de Coimbra participou na terceira reunião de consórcio do Projecto DAPAS

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na terceira reunião do consórcio do projecto DAPAS, no dia 21 de Junho de 2021. Este encontro de trabalho decorreu online, à semelhança dos anteriores, devido às restrições ainda impostas pela pandemia da covid-19.

Coordenado pela EXTHEX, os parceiros fizeram o ponto de situação e analisaram o andamento do trabalho desenvolvido até ao momento. Como o projecto já está na sua recta final, o foco principal da reunião foi o planeamento dos próximos passos e reportes.

A Cáritas Diocesana de Coimbra, como uma das três organizações que implementam o piloto em ambiente real para testar o sistema DAPAS, expôs o trabalho e o feedback dos utilizadores. A terceira fase do sistema está pronta para ser instalada nos tablets recebidos pelos participantes.

Além disso, como líder do User Advisory Board, a Cáritas de Coimbra apresentou algumas preocupações levantadas pelos representantes dos utilizadores finais na última reunião do conselho, para que a solução colmate as reais necessidades dos utilizadores, e garanta a privacidade e segurança de todos.

O projecto DAPAS (Implantação de Pacotes AAL em Escala) visa fornecer uma solução inovadora ao reunir e testar os resultados de sucesso de projectos anteriores da AAL, como Emma, kwido e RelaxedCare, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções foram combinadas num único produto distribuído em larga escala para melhorar a qualidade de vida de pessoas mais velhas e dos seus cuidadores.

O Projecto DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.